Ter uma fossa é algo que realmente traz uma grande preocupação para quem mora em casa, já quem mora em apartamento não precisaria ter a mesma preocupação. Porém, dentro dos condomínios particulares o uso de fossa é bem comum e, sem dúvida, é algo que exige alguns cuidados como a limpeza de fossa.
Isto porque essas fossas são criadas para armazenar o esgoto e os dejetos que são produzidos pelos moradores de casas ou dos apartamentos, ou seja, o esgoto que é proveniente do banheiro e também da cozinha. Condomínios que são mais afastados das regiões centrais não tem este tipo de sistema de esgoto integrado.
Como foi citado acima, ter uma fossa exige alguns cuidados, como o de sempre mantê-la limpa. Caso aconteça o contrário, ela poderá causar alguns problemas desagradáveis para o dono da residência, como entupimento por dejetos e fazendo com que estes dejetos saiam do chão e invadam o seu terreno e a rua.
Além de se tratar de uma situação bem anti-higiênica, também poderá ocasionar problemas no seu encanamento, além de odores fortes que são completamente desagradáveis.
Como realiza-se uma limpeza de fossas?
A limpeza de fossa é um processo que consiste em nada mais do que remover os dejetos que ficam acumulados dentro dela e também providenciar que os mesmos tenham um descarte adequado para que não causem danos ao meio ambiente.
Para que este tipo de serviço seja feito corretamente, é preciso um caminhão e equipamentos especializados em sucção de fossa, que irão sugar todo e qualquer conteúdo da fossa sem que seja preciso entrar em contato com nenhum dejeto. Depois de ser feito isso, o seu esgoto será encaminhado para uma estação de tratamento adequada e sua fossa vai estar limpa e pronta para continuar com o perfeito funcionamento.
Tudo isso para que você não se preocupe com eventuais acontecimentos desagradáveis que podem ser resultado de uma fossa que não é limpa com a frequência necessária.
Para onde serão destinados os resíduos?
Após ser realizada a limpeza da fossa, os resíduos serão adequadamente descartados, para evitar quaisquer danos que possam vir a apresentados ao meio ambiente. Isto porque depois de ser feita a limpeza de fossa, ficará muito esgoto acumulado, dejetos produzidos na cozinha e também dejetos humanos, por exemplo.
E é para ser evitado que estes resíduos tenham um descarte inadequado, que poderá causar uma gigantesca série de problemas, é que esses dejetos são encaminhados para uma central de tratamento de esgoto que ficarão responsáveis por esses dejetos descartados, que será realizado o tratamento adequado desses dejetos e também o seu descarte correto.
Licenças necessárias para lidar com estes resíduos?
Ao contrário do que muitos pensam, não é qualquer um que podem realizar as limpezas de fossas, ou seja, você não deve e também limpar a sua fossa sozinho, pois poderá trazer sérios problemas mais tarde.
Isso porque toda e qualquer empresa responsável pela limpeza de fossas deve, antes de começar a exercer os serviços, obter uma licença do Cetesb.
A Cetesb nada mais é do que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo que é a responsável por realizar o controle, a fiscalização e o monitoramento das empresas que são credenciadas para este tipo de trabalho com fossas, tudo para garantir que o esgoto tenha o destino correto e não cause danos ao meio ambiente.
Caso estiver precisando de uma limpeza de fossa, ou algum outro serviço, não hesite em entrar em contato com a Desentupidora Porto Alegre – RS, tanto pelo site www.desentupidoraportoalegrers.com.br, quanto pelo fone (51) 3937-0633.
No responses yet