A limpeza de caixa d’água periodicamente é de extrema importância para a saúde dos moradores. A água vem da rua para as nossas casas e fica armazenada em reservatórios para ser usada no nosso dia através de torneiras, filtros, chuveiro e mangueiras. Por isso, nos centros urbanos, cuidar adequadamente dos reservatórios de água usada para tomar banho e beber é uma das medidas mais importantes a se fazer em um condomínio.
Toda a água contém alguns sólidos. Mesmo que você não possa vê-los, eles podem acumular-se ao longo do tempo no reservatório de água e nas paredes dos reservatórios. A desinfecção e limpeza de caixa d’água é necessária para proteger a saúde da sua família remove sedimentos que se acumulam em seu interior, assim como impede o crescimento microbiano que pode causar doenças.
Quando realizar a limpeza de caixa d’água?
A limpeza de caixa d´água e reservatórios deve ser feita a cada seis meses. Essa recomendação é dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para garantir a potabilidade da água que está sendo consumida. Além disso, são sugeridos como melhores períodos para a execução dos serviços os meses de outubro e janeiro ou fevereiro, de modo a permitir que o condomínio se prepare para o uso mais frequente da água no verão e, logo em seguida, fique com o reservatório em boas condições para o uso no inverno.
Etapas da limpeza de caixa d’água
A melhor maneira de garantir um serviço de alta qualidade é contratando uma empresa especializada. O serviço de limpeza de caixa d’água e reservatórios é feito em diferentes etapas, como escovação em toda a parede interna e fundo da caixa com escovas ou vassouras de fio de nylon para não afetar a impermeabilização. É feito a retirada total do limo e lodo das caixas d’água, assim como detritos que se acumulam no fundo da caixa.
Para evitar desperdício de água a recomendação é fechar o registro ou amarrar a boia antes de executar a limpeza de caixa d’água. Deste modo o cliente não desperdiça água e ainda adianta o processo para a higienização e desinfecção. De modo geral, logo depois da lavagem inicial, os técnicos abrem os registros para que a água suja possa escoar pela tubulação.
Em seguida é feito o enxague. Retira-se toda a água restante com um recipiente plástico; seca toda a caixa com um pano desinfetado. A próxima etapa é reabrir o registro de entrada de água, enchendo novamente toda a caixa com água limpa até o nível ideal para distribuição pelos apartamentos.
Consulte nossa equipe
Entre em contato com a Desentupidora Porto Alegre – RS. Aqui o cliente pode contar com profissionais altamente capacitados na limpeza de caixa d’água. Nossa equipe é constantemente treinada para realizar trabalhos em altura e em espaços confinados, sempre utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para oferecer segurança neste tipo de atividade, de acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária). Entre em contato com nosso plantão de atendimento e solicite orçamento gratuito.
No responses yet