5Todos os setores e processos da atividade industrial geram muitos resíduos, na sua maioria tóxicos e que precisam de cuidados especiais para não serem prejudiciais à saúde, nem à natureza. O transporte de resíduos, ao lado da coleta, é parte fundamental para que seja completo o ciclo de tratamento e destinação dos resíduos e, como tal, não pode ser negligenciado. Sua execução tem que ser realizada de forma correta, eficiente, segura e dentro dos preceitos legais.

Os parâmetros para tratamento de resíduos industriais são definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela estabelece que resíduos sólidos industriais são aqueles resultantes deste setor de atividade, incluindo lodos e determinados líquidos, cujas características tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água ou que exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis.

Classificação dos resíduos

No Brasil existe uma norma específica denominada NBR 10004 que trata dos critérios para a classificação dos resíduos de acordo com sua composição e características em duas classes: Classe 1, para resíduos considerados perigosos (que podem oferecer algum risco para o meio ambiente ou para o homem), e Classe 2, para resíduos não perigosos. É a partir desta classificação que se determina quais as destinações adequadas para cada tipo de resíduo.

Transporte de resíduos

O transporte de resíduos é um dos principais focos no processo de gestão dos efluentes industriais. Isso porque muitos desses rejeitos são perigosos, com altas concentrações de poluentes, que representam riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Além disso, há leis que determinam responsabilidades e preveem penalidades para quem negligencia seu cumprimento. Assim, o sistema de transporte de resíduos precisa seguir uma série de normas e regras para que cheguem às estações de tratamento da forma adequada e segura.

280Equipamentos

De acordo com a determinação da Norma ABNT 13221, o transporte de resíduos deve ser realizado por equipamentos adequados previstos pela ABNT, sendo que estes veículos devem:

Encontrar-se em um estado de conservação que não permita o vazamento ou o derramamento do resíduo durante o transporte;

Oferecer proteção contra intempéries aos resíduos, assim como o devido acondicionamento para evitar seu espalhamento na via pública;

Atender à legislação ambiental específica (federal, estadual ou municipal) quando existente, assim como portar o documento de controle ambiental previsto pelo órgão competente (que deve informar o tipo de acondicionamento dos materiais carregados).

Certificação do Inmetro

A Desentupidora Porto Alegre – RS conta com veículos de alta tecnologia certificados pelo INMETRO e uma equipe devidamente instruída e treinada para o transporte de efluentes industriais, garantindo a total segurança no transporte de resíduos. A empresa apresenta todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de efluentes.

Além do transporte de resíduos, somos especializados em serviços de controle de pragas, hidrojateamento, entrega de água potável e uma variedade de serviços. Trabalhamos com orçamentos gratuitos, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados de Norte a Sul do País. Ligue (51) 3937-0633 e solicite um orçamento.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.