transporte de resíduos

transporte de resíduos

Todos os resíduos gerados por empresas ou residências devem ser destinados de forma correta a fim de evitar os efeitos negativos que eles podem ter no meio ambiente e nas pessoas. Sejam eles líquidos ou em pó, seu tratamento obedece a regras que visam tanto a segurança do ambiente como daqueles que o manipulam. O advento tecnológico de caminhões dotados de equipamentos especializados para a sucção e transporte de resíduos é parte importante nesse processo.

O processo de sucção e transporte de resíduos é feito através de veículo equipado com bomba de alta pressão, dotado de compartimentos que suga toda a sujeira, armazenado com segurança e higiene em seu interior, para que seja dispensado posteriormente em locais legalizados e preparados para receber tais resíduos. Os veículos usados no transporte de resíduos devem atender às normas impostas pelos órgãos competentes.

É importante evitar que os resíduos distintos sejam misturados durante a coleta para que não ocorram alterações no processo de tratamento. Os cuidados devem ser redobrados já que esses materiais podem conter altas concentrações de poluentes como óleo, graxa, metais pesados, compostos orgânicos voláteis e até amônia.

Licenciamento e capacitação

Seja com caminhão Vacall, auto vácuo ou combinado, o transporte de resíduos só pode ser feito por empresas que possuam licenciamento ambiental, estadual e federal. Deve-se levar em consideração, também, que os colaboradores sejam treinados e capacitados conforme Normas Regulamentadoras (NR) de cada atividade a ser desenvolvida com este tipo de equipamento. Também é importante que todo o trabalho seja realizado com equipamentos de proteção.

Responsabilidade

De acordo com a determinação da Norma ABNT 13221, o transporte de resíduos deve ser realizado por equipamentos adequados previstos pela ABNT, sendo que estes veículos devem atender à legislação ambiental específica (federal, estadual ou municipal) quando existente, assim como portar o documento de controle ambiental previsto pelo órgão competente (que deve informar o tipo de acondicionamento dos materiais carregados). Em Santa Catarina, por exemplo, os caminhões usados para o transporte de resíduos devem ser equipados com GPS para monitoramento, fiscalização e prevenção do descarte clandestino na rede pluvial.

É importante frisar que os geradores de resíduos (condomínios, centros de compras, hospitais, indústrias, etc.) são obrigados a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de seus resíduos, e essa responsabilidade é para sempre. Todas essas etapas devem ser cumpridas atentamente. No caso do transporte, por exemplo, é preciso contar com empresas especializadas nesse serviço, que deve ser feito sem a ocorrência de derramamento.

Consulte nossa empresa

A Desentupidora Porto Alegre RS conta com veículos de alta tecnologia certificados pelo INMETRO e uma equipe devidamente instruída e treinada para a execução da sucção e transporte de resíduos. A empresa apresenta todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de efluentes. São 15 anos de experiência na gestão de resíduos e em serviços como hidrojateamento, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, auto fossa e desentupimentos.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.