transporte de resíduos

transporte de resíduosCom o intuito de prevenir acidentes e reduzir os impactos que substâncias perigosas representam ao meio ambiente, o Brasil vem adotando legislação específica e rigorosa em relação ao transporte de resíduos por via rodoviária. Ela estabelece e detalha como deve ser feita a identificação e o transporte dos produtos perigosos, sua classificação, a sinalização externa dos veículos de carga, a documentação necessária para o transporte, os equipamentos de segurança e quem são os responsáveis em caso de acidentes, entre outros aspectos.

Os veículos usados no transporte de resíduos perigosos devem obedecer a uma série de medidas de segurança. Ele deve estar em boas condições de manutenção e portar sinalização externa indicando qual produto transporta e seus riscos. Essa sinalização é feita por painéis de segurança e rótulos de risco, que trazem números e símbolos indicando a classificação dos produtos transportados e seu enquadramento em uma das classes ou subclasses especificadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

Capacitação dos motoristas

Além disso, os motoristas dos veículos também precisam ser treinados para a condução de produtos perigosos. Ele deve carregar documentação com dados sobre a classificação da carga, o fabricante ou importador do produto, as autorizações para circulação e informações de segurança para o caso de acontecer um acidente, além de um kit de emergência pronto para ser usado em caso de acidente.

Documentação necessária

O responsável pelo transporte de resíduos deve portar os seguintes documentos:
· Licença de Operação (Fepam);
· Registro ANTT (RNTRC);
· CNH do condutor;
· Responsável Técnico;
· CRLV do veículo;
· CIPP-Certificado de Capacitação.
· MTR-Manifesto Transporte de Resíduos;
· Nº ONU no veículo;
· KIT de emergência;
· Ficha de emergência do resíduo transportado;
· Nota fiscal;
· KIT de sinalização;
· EPIs com CA.

Responsabilidade pelos resíduos

Todo gerador deve criar condições para uma correta triagem dos resíduos na origem a fim de lhes poder dar o destino mais adequado. Ele é responsável por esse material até a completa destruição dos mesmos, que vai além da destinação final. Caso algum terceiro exerça atividades relacionadas aos resíduos gerados na empresa, ela também é responsável no caso de qualquer de gestão inadequada. Por isso é importante que as geradoras façam auditorias periódicas nos seus prestadores de serviço, principalmente os responsáveis pelo transporte de resíduos.

Fale com a Desentupidora Porto Alegre RS

Transporte de resíduos é com a Desentupidora Porto Alegre RS. A empresa dispõe de veículos de alta tecnologia certificados pelo INMETRO e uma equipe devidamente instruída e treinada para o transporte de resíduos. A empresa apresenta todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de efluentes.
Além do transporte de resíduos, somos especializados em serviços de controle de pragas, hidrojateamento, entrega de água potável e uma variedade de serviços. Trabalhamos com orçamentos gratuitos, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados, de Norte a Sul do País.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.