O gerenciamento de resíduos produzidos por empresas e condomínios abrange diferentes etapas, desde a coleta, transporte e destinação final. Conforme a Lei Federal 9605/98 e Lei Estadual 6938/81, a empresa geradora é responsável por todos os seus resíduos, incluindo os perigosos. Para sua segurança e tranquilidade, é importante garantir que a empresa que fará o transporte de resíduos atue de maneira correta, obedecendo a todas as determinações dos órgãos ambientais.
Ao contratar um serviço de transporte de resíduos exija, por exemplo, contrato da empresa que demonstre de forma clara a responsabilidade do transportador pela correta destinação do resíduo em áreas licenciadas de transbordo e triagem ou aterros licenciados. Agindo dessa maneira, você estará fazendo a sua parte para a colaboração com o meio ambiente e a construção de uma cidade mais limpa, além de evitar possíveis responsabilidades de disposição ilegal de resíduos na cidade.
Responsabilidade do gerador
O gerador é responsável por seus resíduos até a completa destruição dos mesmos, que vai além da destinação final. Caso algum terceiro exerça atividades relacionadas aos resíduos gerados na empresa, ela também é responsável no caso de qualquer de gestão inadequada. É o que se chama de corresponsabilidade. É por isso, que as empresas geradoras devem auditar periodicamente seus prestadores de serviço, certificando-se de que eles estão gerenciando suas atividades corretamente, o que inclui documentação e certificações em dia.
Os veículos usados no transporte de resíduos, por exemplo, obedecem a uma série de medidas de segurança. Ele deve estar em boas condições de manutenção e portar sinalização externa indicando qual produto transporta e seus riscos. Essa sinalização é feita por painéis de segurança e rótulos de risco, que trazem números e símbolos indicando a classificação dos produtos transportados e seu enquadramento em uma das classes ou subclasses especificadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
Documentos exigidos
Cada caminhão usado no transporte de resíduos deve portar:
- Registro de veículos na ANTT;
- Certificado de inspeção do INMETRO para transporte de resíduos perigosos classe I
- CIPP – Certificado de Inspeção;
- Licença especial de trânsito de produtos perigosos – SVMA
- Veículos Rastreados;
- Kit de emergência ambiental;
- Regularização ambiental de documentos de frotas
Referência em transporte de resíduos
Com a preocupação em atender as necessidades dos clientes e evitar danos ao meio ambiente ou a terceiros, a Desentupidora Porto Alegre RS dispõe de veículos adequados aos padrões exigidos pelos órgãos e legislações em vigor, além de recipientes para o correto acondicionamento e transporte dos resíduos. Nossa equipe é treinada e capacitada para agir inclusive em situações de emergência.
A Desentupidora Porto Alegre RS apresenta todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de resíduos, utilizando caminhões de alta tecnologia e com sistema de vácuo muito eficiente, garantindo um trabalho correto e completo. Trabalhamos com orçamentos gratuitos, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados, de Norte a Sul do País.
No responses yet