Você sabe como é feito o descarte de resíduos?

Você sabe como é feito o descarte de resíduos?Todos os resíduos gerados no ambiente doméstico, comercial e industrial devem ser ter uma destinação adequada. O descarte de resíduos feito de maneira correta evita os efeitos negativos que eles podem causar. Independente da origem ou do tipo do efluente, o fato é que as consequências de um descarte inadequado em rios e lagos provoca graves desdobramentos. Quando o assunto é a falta de tratamento do esgoto, por exemplo, podemos dizer que a questão é uma das principais problemáticas relacionadas aos recursos hídricos do Brasil. Mas você sabe como é feito o descarte de resíduos?

O saneamento básico ainda é um sério problema em nosso país. Segundo o IBGE, o esgoto doméstico não tratado e descartado inadequadamente aparece como causa de 65% das internações de crianças com idade abaixo de 11 anos. O tratamento do esgoto doméstico é feito pelas ETARs (Estações de Tratamento de Águas Residuais), ou ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Os efluentes domésticos provenientes de fossa séptica e caixa de gordura, por exemplo, devem ser encaminhados a estações de tratamento.

Descarte de resíduos industriais

Produzidos diariamente por empresas e indústrias de diversos segmentos, os resíduos industriais são extremamente prejudiciais, uma vez que podem contaminar o ar, a água, o solo e, principalmente, os seres humanos. Este material pode ser encontrado tanto no estado semissólido, como no sólido ou mesmo no líquido, e o seu manejo deve ser feito somente por profissionais capacitados em virtude dos riscos de contaminação envolvidos. Realizar de maneira irregular o descarte de resíduos é caracterizado como crime ambiental, trazendo graves consequências para os responsáveis pela emissão. A empresa poderá responder a processo administrativo e ainda ser penalizada com multas severas, além de ter suas atividades paralisadas ou encerradas.

O descarte de resíduos industriais deve ser precedido de tratamento para que se tornem neutros. O tratamento e destino adequado variam de acordo com a classificação do material. Dependendo da atividade industrial realizada – alimentícia, química, metalúrgica, mineração – os resíduos gerados podem ser classificados como perigosos (Classe 1), não-inertes (Classe 2) e inertes (Classe 3), que possuem formas de tratamento diferentes.

Descarte de resíduos hospitalares

O descarte de resíduos dos serviços de saúde segue normas rigorosas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo ela, todos os resíduos descartados devem estar embalados de acordo com a procedência e, principalmente, em relação às substâncias presentes. O maior problema é o chamado “lixo infectante – classe A”, que representa um grande risco de contaminação e de poluição ao meio ambiente. A maior parte dos estabelecimentos não faz a separação deste material e o descarte de resíduos desse tipo acaba sendo em aterros junto com o lixo normal ou para a fossa.

Experiência

A Desentupidora Porto Alegre RS tem experiência na gestão e no descarte de resíduos, executando o serviço sem riscos para sua empresa e para o meio ambiente. São mais de 15 anos de experiência e constantes investimentos em tecnologia e maquinário para a gestão de resíduos e proteção do meio ambiente. Certificada pela Fepam, Ibama, Anvisa e Inmetro, a Desentupidora Porto Alegre RS conta com funcionários altamente capacitados, com treinamentos constantes para realizarem um bom atendimento e um transporte seguro. Trabalhamos 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados de Norte a Sul do País.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.