limpeza-de-tanqueA limpeza e verificação dos equipamentos e estruturas utilizados para o armazenamento de combustíveis deve ser feita de forma regular e periódica. A adoção dessa medida dará garantia de que as características dos líquidos em questão sejam mantidas e poderá evitar ou amenizar a possibilidade de infectar o meio ambiente por causa de má condições dos tanques. Importante destacar que a limpeza de tanque de armazenamento abrange várias etapas que seguem rígidas regras de segurança por englobar ações de remoção de resíduos, limpeza e descontaminação destes espaços. As etapas da limpeza de tanque de combustíveis consistem na medição da concentração de gases, troca de ar, retirada do lodo, se for necessário, limpeza com água quente e secagem por sucção.

O recomendado é que seja feita a cada dois anos a limpeza de tanque, com a remoção de borras e sedimentos. Essa operação requer que o tanque fique fora de serviço por três a 15 dias, a depender do tamanho do tanque e dos meios utilizados na limpeza. Depois de feito o esvaziamento do tanque é necessário manter os seus bocais abertos e fazer uma ventilação forçada ou tiragem forçada dos vapores do combustível remanescentes dentro do tanque. Somente depois de concluída essa etapa e assegurado que a atmosfera no interior do tanque tenha deixado de acusar explosividade, é que a limpeza de tanque propriamente dita poderá ser iniciada.

Hidrojateamento e sucção de resíduos

Na limpeza de tanque de armazenamento de combustíveis é aplicado o sistema de hidrojateamento e auto vácuo. A técnica consiste na aplicação de um jato de água de alta pressão sobre uma superfície, normalmente com a intenção de limpá-la ou desobstruí-la. A alta velocidade da água gera uma pressão que remove a sujeira acumulada, sem danificar o tanque, e arrastando-a para a bacia de drenagem. Os resíduos gerados são bombeados com caminhões vácuo para caminhões tanque, sendo transportados e destinados adequadamente. É importante destacar que todo o resíduo gerado na limpeza de tanque deve ser coletado, transportado e destinado à Central de Gerenciamento de Resíduos Industriais.

limpeza-de-tanqueTrabalho especializado

Essa atividade requer profissionais altamente habilitados, treinados e qualificados de acordo com todas as normas regulamentadoras, principalmente as certificações NR 33 (trabalho em espaço confinado) e NR 35 (trabalho em altura acima ou abaixo de dois metros). Profissionais devem entrar no tanque utilizando uma máscara de ar mandado, com suprimento de ar adequadamente pressurizado e devidamente filtrado, vindo por mangueira de fora do tanque. Para tanques de pequeno diâmetro há casos de limpeza feita através da boca de visita do costado do tanque.

Transporte e destinação de resíduos

A Desentupidora Porto Alegre – RS executa a limpeza de tanque subterrâneos e aéreos verticais e horizontais de qualquer diâmetro e capacidade, obedecendo a procedimentos operacionais e acompanhadas por supervisores de área. Um trabalho realizado com segurança, obedecendo todas as normas de segurança do trabalho. São 15 anos de experiência em diversos tipos de serviços de sucção e transporte de resíduos, hidrojateamentos, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e desentupimentos. Entre em contato com nosso plantão permanente pelo fone (51) 3937-0633.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.