auto fossa

auto fossaPara coibir o descarte de dejetos em locais não autorizados, os caminhões de auto fossa de Santa Catarina passarão a ter monitoramento por geoposicionamento (GPS). A medida, que entra em vigor a partir de janeiro, facilita o trabalho de fiscalização e de prevenção do descarte clandestino na rede pluvial. O despejo de rejeitos em local não autorizado, como rede pluvial ou em terrenos baldios sem que passem por tratamento, feito por uma empresa auto fossa é considerado crime ambiental.

A medida estabelece que caminhões auto fossa, mesmo aqueles não registrados em Santa Catarina, deverão contar com dispositivo de GPS que possa identificar a hora e o local onde foi feito o despejo dos dejetos recolhidos. Os proprietários das empresas de auto fossa também devem encaminhar, periodicamente, relatórios de suas atividades às autoridades competentes dos municípios onde atuam, sob pena de receberem multas ou até mesmo cassação, por cinco anos, da permissão para a prestação do serviço.

Importância do monitoramento

A legislação ambiental, através de órgãos responsáveis Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), dentre outros órgãos oficiais, determina normas a serem cumpridas para a correta destinação dos resíduos e penalidades para as empresas que realizarem o descarte inadequado dos mesmos. Todo gerador deve criar condições para uma correta triagem dos resíduos na origem a fim de lhes poder dar o destino mais adequado.

Os efluentes domésticos e industriais coletados por uma auto fossa podem causar um sério desequilíbrio no ecossistema quando lançados sem tratamento em rios, lagos e córregos. O esgoto doméstico, por exemplo, consome oxigênio em seu processo de decomposição, causando a mortandade de peixes.

Compromisso com a segurança

A Desentupidora Porto Alegre RS conta com veículos de alta tecnologia certificados pelo INMETRO e uma equipe devidamente instruída e treinada para a execução do serviço de auto fossa. A empresa apresenta todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de efluentes. São 15 anos de experiência na gestão de resíduos e em serviços como hidrojateamento, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, auto fossa e desentupimentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.