Medidas preventivas de controle de aranhas

Medidas preventivas de controle de aranhasAs aranhas constituem a maior parte da família dos aracnídeos, grupo que também inclui escorpiões e carrapatos. As aranhas vivem em todos os tipos de habitat: quente, seco, frio e úmido. Existem milhares de espécies de aranhas, grande parte é inofensiva ao homem, mas algumas espécies podem causar sérios acidentes, levando inclusive pessoas à morte. Ou seja, dentro de casa, o ideal é adotar medidas de controle de aranhas e assim evitar sua presença.

Animais predadores altamente especializados, o controle de aranhas deve ser responsável. As aranhas são muito importantes no ecossistema, pois são capazes de regular a população de outros artrópodes, principalmente insetos, que quando em grande número, podem se tornar pragas. Nem todas as aranhas tecem teias, mas as que as fazem usam este artifício para caçar insetos.

As aranhas se distinguem de outros aracnídeos por terem a cabeça e o tórax separados do abdômen por uma estreita cintura. Suas garras são usadas para segurar, picar e triturar a presa. Na ponta das garras ficam duas estruturas semelhantes a seringas, ocas e pontiagudas, usadas para picar o corpo da presa e injetar o veneno, que é produzido em glândulas especiais.

Espécies mais perigosas

No Brasil, as aranhas perigosas do ponto de vista de saúde pública são as dos gêneros Loxosceles (aranha marrom), Phoneutria (armadeira), Lycosa (aranha de grama ou aranha de jardim) e Latrodectus (viúva-negra). Já as espécies de aranhas que constroem teias aéreas geométricas não oferecem perigo. As aranhas são animais peçonhentos e seu veneno é neurotóxico. Dependendo da quantidade inoculada e a sensibilidade individual, pode levar a vítima ao óbito. O recomendado é procurar rapidamente assistência médica em caso de acidente. Se possível, leve o animal junto com o acidentado ao pronto socorro. O reconhecimento correto do tipo de aranha é decisivo na escolha do tratamento a ser seguido.

Os acidentes com a aranha marrom geralmente ocorrem no verão em ambiente domiciliar, quando a aranha escondida em uma vestimenta ou toalha é inadvertidamente prensada contra a pele da vítima ou enquanto esta dorme. O local atingido pela aranha marrom fica inchado e dolorido, o tecido pode até necrosar, sem falar que em casos mais graves a vítima pode sofrer alterações renais sérias, entre outros problemas.

Já os acidentes com aranhas armadeiras ocorrem em geral quando manipula-se frutas, ou no ato de calçar os sapatos, local onde estas aranhas costumam se abrigar. A aranha armadeira é considerada a mais agressiva e venenosa por especialistas. As aranhas de grama picam ao serem pisadas ou quando impossibilitadas de fugir. A picada da aranha viúva-negra, geralmente causa uma dor intensa (semelhante a uma picada de alfinete), que é seguida por uma dor surda que, algumas vezes, produz adormecimento da área em torno da picada.

Medidas preventivas de controle de aranhasMedidas preventivas para o controle de aranhas

Para controle de aranhas, além do controle químico, se recomenda a limpeza periódica das teias principalmente nas partes altas e de difícil acesso. Confira outras medidas que devem ser adotadas:

– Evitar acúmulo de entulho, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas;
– Em local muito arborizado, fechar portas e janelas da residência ao entardecer;
– Examinar e sacudir roupas e calçados antes de usá-los, principalmente quando tenham ficado expostos ou espalhados pelo chão;
– Combater a proliferação de insetos, pois as aranhas se alimentam deles;
– Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos e outras) junto a paredes e muros das casas;
– Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, portas, e vãos entre o forro e paredes;
– Use inseticidas quando a infestação for muito grande, porém somente com orientação técnica de empresa legalizada, responsável por controle de vetores e pragas.

Empresa especializada

Consulte a Desentupidora Porto Alegre RS, empresa que realiza controle de pragas seguindo todas as normas técnicas vigentes. Dispomos de equipamentos avançados e profissionais experientes, que traçam a melhor estratégia para cada situação. Nossa empresa exerce seus serviços com o orçamento completamente gratuito, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entre em contato com a empresa pelo (51) 3012-5310.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.