Desinsetização: Porto Alegre na prevenção contra a leishmaniose

Desinsetização: Porto Alegre na prevenção contra a leishmaniosePorto Alegre registrou no final de novembro o primeiro caso de óbito em decorrência de leishmaniose visceral. A doença, transmitida pelo flebótomo – conhecido popularmente como mosquito-palha – a enfermidade ataca seres humanos, cães, gatos e animais silvestres. O caso registrado alerta para a importância de adotar ações de prevenção a infestação de mosquitos transmissores de doenças. Uma delas é fazer uma desinsetização – Porto Alegre também registra muitos casos de dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A boa adaptação do mosquito palha ao ambiente urbano tem sido grande obstáculo para o controle da doença. A população deve estar alerta para a possibilidade de ocorrência da doença que, apesar de grave, tem tratamento e cura. Os serviços de desinsetização são essenciais para garantir o bem-estar e a saúde do ser humano. A dedetização é capaz de eliminar as pragas urbanas, propiciando um ambiente limpo e seguro para convívio. Assim como no caso do combate à dengue, mudanças de hábitos e atitudes também são fundamentais para deter os mosquitos.

Características do mosquito

O mosquito palha recebeu esse nome devido a sua coloração amarela, cor de areia, parecida com a palha de milho. Seu corpo é revestido por formações quitinosas parecidas com pelos e medem aproximadamente 3 mm. Esses insetos podem ser facilmente reconhecidos pelo seu comportamento, ao voar em pequenos saltos e pousar com as asas entreabertas. O alimento principal das fêmeas é o sangue que sugam, enquanto que os machos se alimentam das seivas de plantas. Adaptados a diversos ambientes, desenvolvem-se em locais terrestres úmidos, ricos de matéria orgânica e com baixa incidência luminosa.

Tipos de leishmaniose

Existem três tipos de leishmaniose: visceral, que ataca os órgãos internos, cutânea, que ataca a pele, e mucocutânea, que ataca as mucosas e a pele. A contaminação não acontece de pessoa para pessoa ou de animal para animal. É necessária a presença do inseto para disseminar os vários tipos do protozoário leishmania – o mosquito palha pica o cão infectado e depois o homem ou outros cães sadios mantém ativo o ciclo da doença.

Sintomas da leishmaniose

Os principais sintomas da Leishmaniose Visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

Desinsetização: Porto Alegre na prevenção contra a leishmaniosePrevenção

Além da desinsetização, Porto Alegre precisa adotar atitudes que previnam a ocorrência da leishmaniose. A melhor forma de prevenção é evitar a picada do mosquito palha, o que pode ser feito com o uso de inseticida e de repelente corporal para evitar picadas. Em locais onde surgem mosquitos e pernilongos, é aconselhável colocar telas de proteção nas janelas e procurar fechá-las antes do final da tarde. Cultive ao redor da casa plantas com ação repelente como a Citronela e a Neem.
Mantenha a casa e o quintal sempre limpos. As folhas de árvores, fezes de animais e restos de madeira devem ser recolhidos, porque acumulam umidade e favorecem a criação do mosquito-palha. O lixo doméstico deve ser embalado corretamente e os moradores devem ficar atentos para não deixar juntar lixo nos terrenos baldios perto de suas casas.

Medidas para proteger o seu cão:

Vacinar seu animal anualmente com vacinas específicas para Leishmaniose;
Usar coleiras impregnadas com inseticidas, que devem ser trocadas a cada seis meses ou produtos tópicos “spot on” que devem ser reaplicados mensalmente ou conforme indicação do fabricante;
Colocar telas de malha bem fina no canil;
Manter o abrigo do seu cão sempre limpo, sem fezes ou restos de alimento;
Evitar sair para passear com o seu cachorro entre o pôr-do-sol e o amanhecer;
Se você suspeitar que seu animal esteja com Leishmaniose, procure imediatamente o médico veterinário.

Contrate um profissional

Seja contra o mosquito palha ou o Aedes aegypti, desinsetização Porto Alegre tem que ser feita por especialistas. Um profissional qualificado fará uma análise do ambiente e a prescrição da melhor ação a ser adotada, assim como os produtos que serão aplicados. Sempre pensando na saúde e segurança das pessoas e pets do ambiente.

Consulte a Desentupidora Porto Alegre RS, empresa que realiza controle de pragas seguindo todas as normas técnicas vigentes. Dispomos de equipamentos avançados e profissionais experientes, que traçam a melhor estratégia para cada situação. Nossa empresa exerce seus serviços com o orçamento completamente gratuito, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entre em contato com a empresa pelo (51) 3012-5310.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.