dedetizaçãoUma infestação de ratos num condomínio gera transtornos aos moradores e muita dor de cabeça ao síndico e administradores que não investem numa dedetização preventiva. Os principais riscos trazidos por esses animais são as doenças e contaminações para os moradores. Já a lista de danos materiais inclui roeduras de fios de energia, cabos, canos, metais, madeiras e plásticos.

Além dos riscos causados, os ratos também são pragas conhecidas pela alta velocidade de reprodução. Os principais ratos urbanos possuem expectativa de vida e tempo de reprodução bem parecidos entre as espécies. A ratazana tem um tempo de vida estimado em 2 anos, o rato de telhado 1 ano e meio e o camundongo cerca de 1 ano. Por isso, descuidar ou atrasar a dedetização só faz aumentar ainda mais os problemas.

Condições para a infestação

O mais indicado para manter os ratos bem longe é não oferecer condições para que eles apareçam. É importante não deixar alimentos expostos, jogar o lixo em local adequado e evitar o acúmulo de qualquer material que não tenha mais utilidade para não criar abrigos para os ratos. O alimento dos animais de estimação também deve ser retirado durante a noite, pois, é nesse horário que os ratos saem para comer.

Sinais de infestação

Avistar ratos significa uma considerável infestação, principalmente quando isso ocorre durante o dia, já que possuem hábitos noturnos. A presença de fezes é outro importante indicativo. A infestação de ratos também pode ser verificada através de outros sinais, como roedura de materiais como madeira, cabos de fiação elétrica e embalagem de alimentos para gastar sua dentição e para chegar a alimentos. Verifique se não há trilhas (caminho bem batido, de 5 a 8cm de largura), perto de paredes e muros ou atrás de materiais empilhados, sob tábuas. Já a presença de tocas junto ao solo, muros, paredes, normalmente indica a infestação por ratazanas.

Dedetização contra ratos

Os métodos de dedetização para o controle de ratos, ou desratização, são extremamente difíceis por se tratar de um animal adaptável, resistente e muito inteligente. Apenas colocar veneno por onde eles andam não é efetivo e pode prejudicar a saúde dos moradores e de animais de estimação. Também é importante lembrar que as receitas que aparecem na internet são apenas soluções paliativas e na maioria das vezes completamente ineficazes.

O uso de substâncias químicas deve ser feito por pessoas capacitadas, que conheçam o processo de manipulação e aplicação, uma vez que feito de maneira errada pode causar o aumento da população ao invés de exterminá-la. Apenas profissionais treinados com a ajuda de um biólogo podem determinar essa situação previamente. Não vale a pena arriscar, não é mesmo?

Técnicas combinadas

Condomínios possuem áreas muito grandes, o que exige um controle total do foco da infestação, das áreas adjacentes e dos apartamentos do local. O processo de dedetização é feito através de técnicas integradas. O primeiro passo é identificar qual tipo de espécie invadiu a casa para depois saber de onde estão vindo, identificar a espécie, mapear a área e executar o tratamento físico ou químico mais indicado. As principais técnicas de desratização empregadas em casas, comércios ou indústrias são:

Iscagem Semi parafinadas – aplicação de raticidas em bloco de alta palatabilidade para os roedores em pontos estratégicos e localizados. Indicado para áreas externas devido a sua resistência as condições climáticas adversas;

Pó de contato – produto químico colocado nas vias de acesso por onde os ratos passam dia e noite. O objetivo é contaminar o pelo do roedor, fazendo-o transmitir o veneno para toda a colônia.

Porta iscas – as iscas devem ser identificadas, mapeadas e acondicionadas em pontos de envenenamento permanente denominado CAIXA PEP. Os portas-iscas são seguros e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA;

Captura – seu mecanismo de atração é obtido através de uma essência que está contida na própria cola. Não oferece nenhum risco toxicológico as pessoas que trabalham ou permaneçam no ambiente.

Dedetização Porto Alegre RS

Se está havendo infestação de ratos em seu condomínio, a Desentupidora Porto Alegre RS é a melhor solução para você e seus vizinhos! Nossa equipe analisa o ambiente para determinar a praga alvo, a melhor metodologia a ser aplicada e os melhores produtos disponíveis e autorizados pelo Ministério da Saúde. O procedimento padrão não coloca sua família nem colaboradores em risco. Entre em contato com nosso plantão permanente e solicite seu orçamento gratuito.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.