As formigas cortadeiras são as maiores inimigas dos jardins, principalmente daqueles com roseiras. Elas são atraídas pelo sabor adocicado das pétalas e das folhas novas. Quem nunca teve alguma planta cortada pelas formigas cortadeiras que levante a mão. O ataque ocorre principalmente durante a noite. Aquela roseira que estava linda à tarde no outro dia pode estar resumida a tocos pela voracidade das formigas. São duas as espécies de formigas-cortadeiras – as saúvas e as quenquéns. A melhor forma de combatê-las é com uma dedetização de formigas.

Os formigueiros das quenquéns podem ser destruídos com aplicação de inseticida em pó. Outra opção é usar, em cada formigueiro, dez gramas de isca granulada em porta-iscas, ou ao lado de carreiros ou olheiros ativos. Produtos à base de sulfluramida ou fipronil, que também têm se mostrado muito eficientes para eliminar as quenquéns, são indicados para o controle das saúvas. Também pode ser feito um controle baseado na previsão de corte de plantas, como vem sendo realizado em renovação de áreas de eucalipto. Para isto, antes do preparo das áreas para plantio, faça um controle prévio, pois sua mecanização pode desestruturar os ninhos que, em pouco tempo, são retomados, dificultando a localização exata para um controle eficiente.

Receitas naturais

Existem algumas receitas caseiras de dedetização de formigas. Uma delas utiliza pão velho em fatias, torradas no forno. Depois de frias, pincele-as levemente com vinagre de vinho e deixe-as secar ao sol. À noite e em períodos de tempo seco, esfarele o pão pelo local onde passam as formigas, que carregarão o material para o ninho. O vinagre, em contato com o fungo que as formigas produzem, transforma-se em toxinas. Outra dica é espalhar sementes de gengibre no local. Mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuídas pelo local atacado pelas formigas são uma boa saída. Elas também fogem da lavanda, manjerona, cravo-da-índia e alho.

Especializada em dedetização de formigas

Tenha cuidado na hora de realizar por conta própria a dedetização de formigas. Você não vai querer que suas flores e plantas sejam afetadas por produtos químicos. Consulte um profissional especializado para mais orientações sobre produtos e métodos de aplicação. O ideal é contratar uma empresa de dedetização de formigas para fazer uma avaliação do seu jardim e prescrever o melhor tratamento a ser aplicado. A Desentupidora Porto Alegre RS investe em conhecimento técnico de alta qualidade, o que faz com que seus colaboradores tenham maior know-how, e obtenham os melhores resultados no controle de pragas e dedetização. Entre em contato pelo fone (51) 3012-5310 e solicite seu orçamento gratuito.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.