controle de pragas

controle de pragasNo verão, o aumento de calor e umidade faz com que o ciclo de reprodução dos insetos seja mais curto. Se o ciclo natural de um mosquito é, por exemplo, de 12 dias, nesta estação pode diminuir para seis dias. É por isso que o controle de pragas como mosquitos deve ser mais rigoroso nesta época do ano.

Para o dia a dia, o controle de pragas inclui o uso de repelentes contra mosquitos como o Aedes aegypti. O efeito dos repelentes se dá pelo “efeito de nuvem”. Isto é, após sua aplicação, ele evapora e forma uma espécie de nuvem de aproximadamente 4 cm em volta da pele e é isso que repele o inseto. Vale ressaltar que ele deve ser o último produto a ser aplicado, após o uso de hidratantes, filtros solares ou maquiagem.

O repelente não deve ser usado por baixo das roupas, mas por cima dos tecidos e apenas na pele exposta a exemplo de braços, colo, pernas e pés. Contudo, nos lugares onde ainda há muitos casos de dengue e zika, as gestantes ficarem com o mínimo de pele exposta, usando roupas de manga e calças ou saias compridas. Atenção: crianças até 6 meses de idade não podem usar repelentes.

Como escolher um repelente

Muitas pessoas optam por comprar um repelente de mosquitos, mas não sabem se são realmente eficazes e não provocam nenhum efeito colateral. Ao escolher um repelente de mosquitos, não adianta apenas olhar o preço ou a marca. Os consumidores devem prestar atenção nas substâncias contidas no produto e informadas no rótulo do produto.

As principais substâncias usadas são:
Icaridina – substância recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e tem sido muito utilizada para repelir insetos em geral, principalmente o mosquito da dengue. Essa substância é indicada para o uso em crianças acima de dois anos de idade e oferece 10 horas de proteção dos mosquitos com o uso correto, que, comparado aos concorrentes, é o maior de todos.
DEET – a dietiltoluamida é a substância mais usada em repelentes no mercado brasileiro. Eficaz em seu uso, os produtos que contém essa substância são recomendados para uso em crianças maiores de 12 anos e garantem 6 horas de proteção. Porém, mesmo sendo muito utilizado pelos brasileiros, pesquisas geraram dúvidas sobre a sua eficácia contra mosquitos da dengue pelo mosquito ter desenvolvido uma resistência contra esse princípio ativo.
Repelentes naturais – Repelentes naturais como citronela e andiroba têm rápida evaporação e, portanto, um tempo de proteção muito curto, de 10 a 20 minutos.

Prática para o controle de pragas

O uso de repelentes é bastante eficaz, mas a ação de controle de pragas deve se estender a outros aspectos. Para não formar criadouros do mosquito, não deixe água acumulada em terrenos baldios, quintais e dentro de objetos, como pneus velhos. Se morar em casa, verifique se a tampa da caixa-d’água está completamente fechada. Guarde as garrafas viradas para baixo. Também não deixe água parada em pratinhos embaixo dos vasos de plantas.

Consulte nossos técnicos

A dedetização e a prevenção do mosquito são as principais formas de controle de pragas como o Aedes Aegypti ou outras espécies de mosquitos. Por isso, ligue para a Desentupidora Porto Alegre RS e agende uma visita de nossos técnicos.

Dispomos de equipamentos avançados e profissionais experientes, que traçam a melhor estratégia de controle de pragas urbanas. Oferecemos orçamento completamente gratuito e atendimento a qualquer hora ou dia da semana. Agende uma avaliação.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.