Conheças as principais técnicas para o controle de pombos

Conheças as principais técnicas para o controle de pombosApesar de apresentarem aparência inofensiva, os pombos são causadores de doenças que podem afetar a saúde dos seres humanos e causar danos materiais. Além da contaminação do ambiente por fungos e bactérias, as fezes dos pombos danifica pinturas, superfícies metálicas, fachadas e monumentos. Também provocam entupimento de calhas e apodrecimento de forros de madeira, pelo acúmulo de ninhos e fezes. Para evitar que estas aves comprometam a qualidade de vida em qualquer ambiente, é necessário adotar uma série de ações de controle de pombos urbanos, realizando desde a expulsão dos animais até a adoção de práticas preventivas para evitar a criação de ambientes propícios à proliferação.

O manejo da população de pombos visa reduzir de maneira gradual a população de um local, através da redução de abrigo e fontes de alimentação. Toda atividade desenvolvida deve ser cuidadosamente planejada, para evitar a morte das aves ou seu sofrimento. Apesar de serem considerados pragas urbanas pela Instrução Normativa n° 141 do IBAMA, os pombos não podem ser exterminados, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98). Os principais métodos aplicados no controle de pombos dividem-se em três categorias: mecânicos, químicos e sonoros. Entenda cada um deles:

Métodos mecânicos

Instalação de espículas – método resistente e com resultado rápido.
Fios tensionados – o resultado é rápido, mas exige manutenção a longo prazo.
Telas e rede – outro método resistente e com resultado rápido. O ponto negativo é a intervenção negativa na estética do local.

Métodos químicos

Gel repelente – método que acelera na repelência, porém com pouca durabilidade.
Termonebulização de repelente – afasta os animais instantaneamente, auxiliando no controle.

Métodos sonoros

Instalação de ultrassom – afasta as aves instantaneamente, mas está comprovado que os pombos se acostumam em menos de 30 dias com o som produzido.

Independente da técnica escolhida, o plano de controle de pombos deve ser cuidadoso e não visar sua eliminação. A tarefa exige atenção e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar a inalação de esporos de fungos presentes em fezes contaminadas. O recomendado é contratar um serviço de uma empresa especializada e que siga os princípios do manejo integrado de pragas.
A Desentupidora Porto Alegre – RS oferece diferentes soluções para controle de pombos e outras pragas urbanas. Sua equipe analisa o ambiente para determinar a praga alvo, a melhor metodologia a ser aplicada e os melhores produtos disponíveis e autorizados pelo Ministério da Saúde. O procedimento padrão não coloca sua família nem colaboradores em risco. Entre em contato com nosso plantão permanente pelo fone (51) 3012-5310 e solicite seu orçamento gratuito.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.