Controle de morcegos inclui cuidados com as edificações

Controle de morcegos inclui cuidados com as edificaçõesOs morcegos urbanos, da espécie Tadarida brasiliensis, são comuns em áreas urbanas durante a primavera e o verão. Único mamífero voador, ele procura abrigos que atendam às necessidades de temperatura, umidade, luminosidade e condições para criação dos filhotes. Caracteristicamente, os morcegos alojam-se em diversas estruturas, como copas de árvores e palmeiras, e edificações (telhados, juntas de dilatação de prédios, porões, sótãos, cumeeiras sem vedação). Se você encontrou algum deles morando no forro, em fendas de paredes, ou outros locais de sua casa, é preciso implementar um programa de controle de morcegos. Esse procedimento deve obedecer a critérios, não podendo ser mortos ou feridos, pois se trata de espécies nativas protegidas pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605.

O primeiro passo é identificar o local por onde os morcegos entram e saem. Faça isso ao pôr do sol, horário em que costumam sair do seu descanso diurno. A etapa seguinte é colocar tela, ou rede plástica, sobre a abertura e vede todos os lados da tela, exceto a parte de baixo, de tal forma que os morcegos possam sair, mas não entrar de volta. Deixe a tela com essa abertura pelo menos por uma semana, até que todos tenham ido embora. O último passo no controle de morcegos é fechar a abertura, para que eles não passem mais por ela. Mas antes tenha certeza de que não existem filhotes dentro. Peça orientação a um especialista sobre a época de procriação dos morcegos e o período mais seguro para evitar a possibilidade de existência de filhotes.

O controle de morcegos também inclui cuidados com as edificações. Verifique o telhado com frequência, fixando telhas soltas e vedando com tela de nylon as aberturas existentes. Uma solução que resolve em vários dos casos é o uso de telhas transparentes em parte do telhado. Na grande maioria dos casos, podemos evitar os morcegos mantendo a luz acessa ou ligando um rádio por alguns dias consecutivos. Isso porque eles evitam lugares iluminados ou com ruídos.

Curiosidades

As espécies que se refugiam em telhados são espécies insetívoras. São, portanto, espécies inofensivas e extremamente relevantes pelo controle de insetos que realizam. Um morcego de apenas 4 gramas pode ingerir 200 insetos em uma única noite.
Existem no mundo todo mais de mil espécies diferentes de morcegos com atividades e estilos de vida bem específicos. Destas, apenas três são hematófagas (se alimentam de sangue de animais).
Morcegos são responsáveis pela formação de florestas, pois ao ingerir frutos eles espalham sementes para um local distante, proporcionando o nascimento de uma nova árvore. Há inúmeras espécies de plantas que dependem exclusivamente do morcego para espalhar suas sementes.
A maior colônia natural de morcegos se encontra na caverna de Bracken Bat, no Texas (EUA), e abriga 20 milhões de morcegos. Durante uma única noite, a colônia inteira pode chegar a consumir 200 toneladas de insetos.

A Desentupidora Porto Alegre – RS oferece diferentes soluções para controle de morcegos e outras pragas urbanas. Sua equipe analisa o ambiente para determinar a melhor metodologia a ser aplicada e os melhores produtos disponíveis e autorizados pelo Ministério da Saúde. O procedimento padrão não coloca sua família nem colaboradores em risco. Entre em contato com nosso plantão permanente pelo fone (51) 3012-5310 e solicite seu orçamento gratuito.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.