limpeza de fossa

limpeza de fossaDiariamente, praticamos ações que podem prejudicar o funcionamento do tanque séptico. Esses hábitos provocam muitos problemas, fazendo com que seja necessário a realização da limpeza de fossa ou até mesmo a substituição do tanque. Um deles está diretamente relacionado ao uso da máquina de lavar roupas. Mas primeiro, é preciso explicar como funciona a fossa séptica.

Instalado sob o solo a uma certa distância de um imóvel, o tanque séptico recebe todo o esgoto do local e realiza a separação e tratamento. Os resíduos sólidos que entram na fossa são mais pesados e se assentam no fundo, enquanto que gorduras e óleos são mais leves e formam uma camada de espuma. No meio fica o efluente que, após passar por decomposição anaeróbica feita por bactérias, é liberado para o solo, que o absorve.

Mas nem sempre tudo funciona plenamente. A maioria dos problemas não acontece na fossa ou nas tubulações, mas sim no solo que vai receber os efluentes. Quando esta área recebe resíduos sólidos em vez de efluentes tratados, ela fica congestionada e não permite mais que o líquido seja assimilado. E a principal agente de problemas é a máquina de lavar roupas. Mais precisamente a falta de cuidado com esse equipamento tão essencial para o nosso dia a dia.

Fibras têxteis

No momento em que são lavadas, as roupas soltam fibras na água, que passa por um filtro antes de escoar pelo encanamento. Entretanto, se a lavadora não possuir um ou ele não for eficiente, uma quantidade imensa de fiapos segue para a fossa. E embora sejam sólidos, eles são tão pequenos e leves que não assentam no fundo da fossa. Ao mesmo, não são leves o suficiente para flutuarem para a camada superior. Esse resíduo acaba sendo descarregado junto com os efluentes. Como muitas roupas são feitas de materiais que não são biodegradáveis, como o poliéster, essas fibras impedem que a água tratada da fossa seja absorvida pelo solo.

Vazão insuficiente

Também pode ocorrer de a fossa ser muito pequena para a quantidade de água despendida por seguidas lavagens. Os tanques sépticos são projetados para receberem um certo fluxo de água servida. Quando essa capacidade é ultrapassada, não há tempo para os sólidos assentarem e eles são jogados no solo junto com os efluentes. A flora de bactérias da fossa também é prejudicada por uma sequência excessiva de lavagens.

Os produtos usados na lavagem, como a água sanitária e alguns amaciantes matam estas bactérias. Normalmente, isto não é um problema, pois a quantidade de bactérias mortas é muito pequena em comparação com o todo. Contudo, se forem feitas lavagens seguidas ou se for utilizado muitos produtos, é possível que o tratamento seja prejudicado.

Limpeza de fossa regular

Se você possui uma fossa instalada e usa máquina de lavar, a primeira coisa que deve ser feita é se certificar que sua máquina possui filtros para conter os fiapos. O segundo passo é realizar uma limpeza de fossa regular. O excesso de fiapos, de água ou de produtos químicos tem muito menos chance de prejudicar o solo se a fossa tiver sido limpa recentemente. Isso acontece, porque com pouco volume de lodo, é mais difícil que sólidos passem para o solo. A limpeza de fossa também previne muitos outros problemas que podem acontecer, como transbordamento e entupimento.

Chame a Desentupidora Porto Alegre RS

Os bons hábitos e a limpeza da fossa garantem o bom funcionamento do sistema e evita prejuízos com reparos ou até mesmo a substituição do tanque. Para realizar a limpeza de fossa, contrate uma empresa especializada.

A Desentupidora Porto Alegre RS conta com profissionais de alto nível e equipamentos de última geração para realizar a limpeza de fossa de maneira eficiente. Possuímos todas as licenças ambientais necessárias e seguimos à risca todas as normas de segurança necessárias para este tipo de serviço.

Para realizar a manutenção e limpeza de sua fossa, entre em contato com nossa central de atendimento. Estamos de plantão permanente para atendê-lo, em qualquer horário e em qualquer dia, inclusive feriados. Não cobramos taxa de visita.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *