Vaso sanitário não é local de despejar água do balde de limpeza
16/08/2016
Dedetização prepara sua casa da praia para o verão
17/08/2016
Mostrar Todos

Limpeza da cisterna garante eficácia na economia de água

Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) feito em 2015 afirma que a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Ou seja, trabalho e dedicação serão necessários para garantir água potável e segurança alimentar para todos. Aprender a economizar a água no dia a dia da sua casa ou condomínio se torna cada vez mais essencial.

Uma alternativa que vem se alçando recentemente é o uso da cisterna.  Também conhecida como algibe, é um reservatório que recolhe a água da chuva e a armazena para uso doméstico geral. Trata-se de um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo que faz a captação da água para usos restritos no ambiente doméstico. A cisterna é considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios. Lembre-se que o interior da cisterna deve ser limpo periodicamente.

A qualidade da água está diretamente relacionada com o seu armazenamento. Por isso, é fundamental manter o reservatório sempre limpo, com tampa e com quaisquer aberturas fechadas para evitar a proliferação de mosquitos ou mesmo a contaminação da água pela entrada de ratos ou insetos.

O mais comum é utilizar a água de chuva para a rega de jardins e plantações, lavagem de carros e pisos e também em descargas de bacias sanitárias. Em condições anormais de abastecimento, desde que se mantenha a forma adequada de coleta, tratamento e armazenamento, é possível considerar o uso para lavagem de roupas, louças e para o banho.

Não faça sozinho! 

cisterna 3

A limpeza de uma cisterna consiste em várias ações e requer equipamento de proteção. É importante destacar que este trabalho deve ser realizado por duas pessoas: uma dentro e outra fora. Como é um ambiente confinado, pode acontecer da pessoa que está dentro passar mal ou cair. Quem está fora deve vigiar o outro e, em caso de necessidade, socorrê-lo imediatamente. Técnicos que forem realizar este tipo de serviço devem sempre apresentar as licenças e os laudos que autorizam a eles exercer este tipo de serviço.

Construindo uma cisterna

Se você deseja instalar uma cisterna, existem algumas opções possíveis, e a escolha irá variar de acordo com suas necessidades. Para pensar no tamanho do reservatório, além de saber qual o fim da água tratada tem que ser levado em conta quantas pessoas irão usar. Você pode optar por modelos de alvenaria que demandam uma obra civil (mas têm grande capacidade), modelos pré-fabricados (mas que também precisam de obras por necessitarem ser enterrados).

Se você estiver procurando por opções mais baratas e que não necessitem de grandes obras, as cisternas de polietileno resistente são boas opções. Elas possuem uma instalação simples, já que são compactas e não precisam ser enterradas, o que diminui os custos de instalação.

Sobre nossa empresa

Desentupidora Laçador atua há mais de 15 anos no mercado, trabalhando 7 dias por semana, 24 horas por dia, atendendo industrias, residências, condomínios e comércio. Trabalhamos com equipamentos de última geração e técnicos capacitados, para atender qualquer necessidade. Nossa empresa fornece serviços de desentupimentocontrole de pragasentrega de água potávelhidrojateamentolimpeza de fossasucção de resíduos e entre outros. Entre em contato e solicite um orçamento sem custo nenhum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *