Limpeza de cisterna e caixa d’água deve ser periódica

Limpeza de cisterna e caixa d’água deve ser periódicaAs caixas d’água e as cisternas assumem a cada notícia de crise hídrica papel essencial no cotidiano de residências, indústrias, postos de combustíveis, escolas e estabelecimentos comerciais. Ambas têm a função de armazenar água, funcionando como uma reserva para qualquer eventualidade que possa ocorrer e que venha a afetar o abastecimento de água. Nos reservatórios tradicionais, a água armazenada advém da rede pública e, por ser potável, é destinada ao consumo humano. Já as cisternas armazenam águas pluviais que devem ser utilizadas apenas em atividades secundárias, tais como descargas, lavagens de piso e irrigação de plantas. Os dois sistemas precisam de manutenção periódica. A limpeza de cisterna, assim como ocorre com caixas d’água, deve ser feita a cada seis meses.

Os cuidados a serem tomados na limpeza de cisterna também são semelhantes a de outros reservatórios de água. O interior da cisterna deve ser limpo periodicamente, assim como as calhas para impedir contaminação através de fezes de ratos ou de animais mortos. Mas não tente fazer sozinho a limpeza de cisterna. Para o procedimento é recomendada a contratação de empresa especializada com conhecimento dos critérios técnicos e normas vigentes. Por se tratar de ambiente confinado, o Corpo de Bombeiros alerta que a limpeza de cisterna deve ser feita por profissional especializado, com o uso de cadeirinha e equipamento de proteção respiratória. O técnico deve vestir equipamento de proteção individual, como macacão, óculos, luvas, máscara e botas.

Limpeza de cisterna e calhas de captação

Uma cisterna pode ser construída com diferentes materiais, como fibra de vidro, alvenaria, ferrocimento ou concreto armado. Muitas são enterradas para evitar a incidência de luz solar e, por conseguinte, a proliferação de algas e outros micro-organismos. A limpeza de cisterna também deve incluir a higienização das calhas e condutores que fazem a captação da água da chuva. Lembre-se que folhas, poeira e gravetos podem se acumular, dificultando o escoamento. As cisternas também devem ser cobertas para evitar a entrada de impurezas, matéria orgânica, insetos e animais domésticos, que possam contaminar a água.

Impermeabilização

Ao efetuar a limpeza de cisterna aproveite para revisar se não há rachaduras e infiltrações. A impermeabilização é muito eficiente nestes casos, pois impede que a água entre em contato direto com a caixa e a faça trincar. Existem no mercado, atualmente, materiais próprios para a impermeabilização do reservatório e empresas especializados para a realização do serviço.

Sustentabilidade

As cisternas são excelentes para aqueles que desejam reaproveitar a água das chuvas ou fazer o reservatório de água limpa no subsolo. A principal vantagem da cisterna em relação à caixa d’água é que, ao capturar a água da chuva, ela ajuda a economizar até 40% do consumo de água doméstico. Além disso, em cidades mais populosas e com esgotamento pluvial deficitário, as cisternas auxiliam no controle de enchentes, pois represam a água que deveria ser drenada para galerias ou cursos hídricos.

Chame a Desentupidora Porto Alegre RS

A contratação de uma empresa qualificada é fundamental na hora de realizar uma limpeza de cisterna, pois existem diferentes modelos de reservatórios no mercado e com manuseio específico. Para garantir a eficiência do sistema recomendamos contratar os profissionais da Desentupidora Porto Alegre RS para a realização deste serviço. São mais de 15 anos de experiência no mercado, trabalhando 7 dias por semana, 24 horas por dia, atendendo indústrias, residências, condomínios e comércio. Trabalhamos com equipamentos de última geração e técnicos capacitados, para atender qualquer necessidade. Entre em contato com nosso plantão permanente pelo fone (51) 3012-5310 e solicite orçamento gratuito.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.