Como limpar caixa d’água de condomínios

Como limpar caixa d’água de condomíniosCuidar do espaço em que é armazenada a água do condomínio é fundamental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das doenças estão relacionadas direta ou indiretamente à água. Higienizar os reservatórios de água e executar uma manutenção frequente são medidas importantes para garantir que a água que sai da sua torneira seja apropriada ao uso domiciliar. Não há como limpar caixa d’água sem tomar algumas medidas prévias. A primeira é contratar uma empresa especializada. Não é recomendado que o zelador ou outro funcionário realize a tarefa, já que a atividade deve seguir normas de segurança do trabalho, com o uso obrigatório de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como botas de borracha e luvas apropriadas, por quem for desempenhar a limpeza.

O próximo passo é montar um programa de como limpar caixa d’água. Avise previamente os moradores sobre o fechamento temporário do registro de água da rua para o prédio, que geralmente ocorre dias antes da manutenção. O ideal é que permaneça na caixa apenas a quantidade mínima de água suficiente para a limpeza. Após a limpeza das paredes e do fundo do reservatório com escovas de nylon de cerdas macias, os técnicos abrem os registros para que a água suja possa escoar pela tubulação. Em seguida é feito o enxágue e a retirada de toda a água restante. Algumas empresas especializadas em limpezas de caixa d’água utilizam bombas para otimizar o trabalho, especialmente quando houver mais de uma caixa d´água.

Aproveite para fazer a revisão das bombas da caixa d’água e da tubulação de saída está perfeita. Outro cuidado especial é com a tampa da caixa, que deve fazer a perfeita vedação, evitando a entrada de insetos. Assim como limpar caixa d’água, faça também a impermeabilização do reservatório e a desinsetização da tampa. Fique atento na hora de buscar esse serviço. Contrate apenas empresas especializadas em limpeza de caixa d’água e com autorização da Vigilância Sanitária. Em caso de contaminação dentro dos reservatórios, o síndico poderá responder judicialmente. O responsável pelo condomínio deve acompanhar a validade do certificado fornecido pela empresa, chamando-a sempre antes do vencimento para uma nova limpeza e desinfecção.

A Desentupidora Porto Alegre – RS atua há mais de 15 anos no mercado, trabalhando 7 dias por semana, 24 horas por dia, atendendo indústrias, residências, condomínios e comércio. Trabalhamos com equipamentos de última geração e técnicos capacitados, para atender qualquer necessidade. Nossa empresa fornece serviços de desentupimento, controle de pragas, entrega de água potável, hidrojateamento, limpeza de fossa, sucção de resíduos e entre outros. Entre em contato com nosso plantão permanente pelo fone (51) 3012-5310 e solicite orçamento gratuito.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.