como limpar caixa d'água

como limpar caixa d'águaToda caixa d’água deve ser limpa pelo menos duas vezes ao ano. E isso independe se ela é de concreto, polietileno ou fibra de vidro. Houve um tempo que só havia um tipo de caixa d’água, entretanto, com o tempo, outros materiais acabaram sendo utilizados para a produção de reservatórios. Os mais populares no Brasil são as de fibra de vidro e de polietileno. Mas como limpar caixa d’água de diferentes revestimentos?
Primeiramente, vamos conhecer os dois materiais mais populares:

Polietileno – As caixas de polietileno são feitas com polímeros e petróleo, material que traz alta durabilidade e resistência aos raios UV. Sua instalação é simples, além de ser flexível, leve e também de fácil limpeza, mas é preciso tomar cuidado com impactos. Sua superfície lisa colabora com a limpeza e a tampa rosqueável facilita o isolamento do interior de insetos como o mosquito aedes aegypti e de outros contaminantes como a água da chuva.

Fibras de vidro – A fibra de vidro é o mesmo material das tradicionais piscinas prontas e as caixas são resultantes da mistura de fibra de vidro com resina. Embora elas sejam leves, fáceis de instalar e de limpar, as caixas de fibra de vidro não são resistentes a furos. Como limpar caixa d’água desse material? O procedimento é cuidadoso pelo fato de não ser resistente à impactos.

Dicas de como limpar caixa d’água

O procedimento de como limpar caixa d’água é o mesmo para qualquer tipo de caixa. Aproveite a oportunidade para verificar se o reservatório está bem vedado contra vazamentos ou entrada de sujeiras e insetos. Sempre é importante lembrar que a falta de higiene pode levar à ocorrência de doenças, como cisticercose, ascaridíase, esquistossomose, entre outras verminoses e infecções intestinais graves.

Agora vamos aprender como limpar caixa d’água:

Passo 1 – Feche o registro de saída de água da caixa e o ralo de saída com um pano ou tampão. Em seguida, amarre a boia. Lembre-se de deixar 20% do volume total (um palmo, se a caixa tiver mil litros) para ser usada na limpeza.

Esfregue as paredes e o fundo com escova de plástico macio ou pano. O pano não funciona nas caixas de fibrocimento. Nada de usar escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos. A primeira fase da limpeza deve ser feita apenas com escovas e água. Se for necessário entrar na caixa, use uma galocha para proteger os pés.

Se tiver muito lodo ou sujeira sólida, retire com pá e balde. Acondicione esse material em sacos de lixo e coloque para ser coletado juntamente com os demais detritos da casa. Esgote a água restante com balde e panos. Seque o fundo com panos limpos e evite passá-los nas paredes. Se soltar pelo ralo, entope todos os equipamentos hidráulicos.

Passo 2 – Ainda com a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo (200 litros, no caso de caixas com mil litros) de água e adicione dois litros de água sanitária. Não use marcas com características especiais, como perfume ou cloro ativo. Essa mistura deve ficar em contato com o fundo e laterais da caixa por duas horas para que a desinfecção seja completa.

Passo 3 – Deixe essa mistura descansar por duas horas. Com o balde, use essa água para molhar as paredes da caixa d’água. Sempre que as paredes secarem, volte a molhá-las até o fim do intervalo de duas horas. Ainda com a boia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie, abrindo todas as torneiras e acionando as descargas. Isso irá desinfetar todas as tubulações da casa. Essa água não pode ser usada para consumo humano ou animal.

Passo 4 – Tampe bem a caixa para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que ter sido lavada antes de ser colocada no lugar. Anote a data da limpeza e da próxima limpeza. Termine abrindo a entrada de água, que poderá ser usada normalmente, para encher a caixa novamente.

Chame a Desentupidora Porto Alegre RS

O ideal é contratar uma empresa de limpeza de caixa d’água. Afinal, qualquer erro pode acarretar em prejuízos tanto à saúde quanto ao bolso. Agende uma avaliação com os técnicos da Desentupidora Porto Alegre RS, empresa que conta com profissionais competentes, treinados e equipados para realizar a impermeabilização e limpeza de reservatórios de água.

Nossa equipe é constantemente treinada para realizar trabalhos em altura e em espaços confinados, sempre utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para oferecer segurança neste tipo de atividade, de acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária). Solicite agora mesmo seu orçamento gratuito.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.