Decanter centrífugo é usado no tratamento do lodo

Decanter centrífugo é usado no tratamento do lodo O crescimento populacional e industrial, além da demanda cada vez maior por recursos naturais, faz aumentar a necessidade do tratamento dos resíduos gerados, principalmente as águas residuais. Vulgarmente chamada de esgoto, ela é procedente de uso doméstico, comercial ou industrial e leva, dissolvidas ou em suspensão, matérias coloidais e matérias sólidas (das quais cerca de 50% são orgânicas). O aumento do porcentual de esgotos tratados e do grau com que eles são tratados, reflete numa maior geração de substâncias orgânicas denominadas de lodo. Ele resulta do acúmulo de resíduos nas margens, leitos e superfície de rios e lagos, ou oriundos de processos de tratamento de efluentes industriais e domésticos. O tratamento do lodo é feito em diferentes etapas e requer equipamentos, entre eles o decanter centrífugo.

O decanter centrífugo foi desenvolvido para a separação de fases com diferença de densidades através da atuação da força centrífuga, especialmente na separação de sólidos e líquidos. Fabricado em aço inox, ele é utilizado no desague de lodo da ETE, lodo físico, químico ou biológico, lodo de ETA e na recuperação de matéria prima em processos produtivos entre outros. O decanter centrífugo pode ser utilizado em inúmeros processos e possui vantagens práticas de produção que beneficiam a diversos segmentos, como a indústria de alimentos, químicas e farmacêutica, biotecnológica, de subprodutos, de refinamento de óleo, entre outras. O sistema é também uma opção ecológica e necessária no tratamento resíduo industriais e de saneamento.

Força centrífuga

Conforme citamos, o decanter centrífugo faz a separação das fases sólidas e líquidas através da força centrífuga atuante no interior do tambor rotativo (efeito provocado pela alta rotação), alcançando aproximadamente 2500g, ou seja, 2500 vezes mais do que a força gravitacional atuante em um ambiente comum. Neste processo o sólido que geralmente apresenta a maior densidade é forçado para a superfície interna do tambor e é arrastado continuamente pelo caracol transportador até os bocais de descarga, passando pelo cone onde é desidratado, ou seja, tem sua umidade reduzida significativamente. O líquido classificado sendo menos denso fica afastado da superfície do tambor e através dos bocais de descarga é direcionado ao coletor de líquido.

Locação de decanter centrífugo

Dentre as vantagens em optar pelo decanter centrífugo, destaca-se a facilidade de locomoção deste equipamento para qualquer tipo de obra, se adaptando a diversas situações dentro de empresas com área reduzida. A Desentupidora Porto Alegre RS oferece a seus clientes a opção de locar um decanter centrífugo e contar com a supervisão de nossos especialistas. São mais de 15 anos de experiência nos processos de gestão de resíduos, incluindo a sucção e o transporte. Entre em contato com nosso plantão permanente pelo (51) 3012 5310 e solicite um orçamento gratuito.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.