Controle de pragas
11/08/2016
Limpeza da fossa deve ser feita por profissionais
12/08/2016
Mostrar Todos

Transporte de resíduos

Emissão de odores leva a suspensão das atividades de empresa de tratamento de efluentes

 

A questão do gosto e do cheiro da água de Porto Alegre ganhou um novo capítulo com a suspensão, em 10/8, das atividades da empresa Cettraliq – Central de Tratamento de Efluentes Líquidos pela Fepam, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). A decisão decorre da emissão continuada de odores provenientes da atividade da empresa em quantidades perceptíveis fora do limite de sua propriedade, contrariando determinações da licença ambiental concedida pela Fepam. O odor emitido é semelhante ao cheiro e ao gosto ruim que atingem a água da Capital há três meses. Com a medida, a empresa está impedida de receber, tratar e lançar efluentes líquidos no Lago Guaíba.

 

Outros fatores que motivaram a decisão foi o não cumprimento de exigências como a abertura de processo de licenciamento ambiental para a instalação de emissário para a condução de efluente industrial tratado; a apresentação de proposta técnica para o enclausuramento em todos os tanques e equipamentos geradores de odores e o tratamento dos gases gerados pelos mesmos. E ainda uma proposta de monitoramento de compostos orgânicos voláteis de todas as cargas de efluentes recebidas pelo empreendimento. A empresa, que recebe e trata efluentes gerados em diversas empresas do Rio Grande do Sul, atende mensalmente cerca de 200 clientes.

 

O que são efluentes

 

Para entender a decisão é preciso explicar o caminho percorrido pelos efluentes até as estações de tratamento. Mas o que são efluentes? Trata-se dos resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases. A coleta e remoção desses resíduos deve ser feita por profissionais e sem a ocorrência de derramamento. Após, é realizado o transporte do mesmo para estação de tratamento ou para o local indicado pela empresa contratante e autorizado pelos órgãos de controle.

 Segurança no transporte de resíduos

O transporte de resíduos tem como objetivo aspirar todos os efluentes pastosos e líquidos que possam ser encontrados em algum serviço, removendo-os sem nenhum derramamento. Esse trabalho deve ser feito por empresas qualificadas e habilitadas. É o caso da Desentupidora Laçador, que executa o transporte de resíduos efluentes industriais em veículos certificado no INMETRO e com sistemas de vácuo muito eficiente, garantindo um trabalho correto e completo. Seus operários são devidamente instruídos e treinados para o transporte de resíduos industriais, garantindo a total segurança. A Desentupidora Laçador, apresenta todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de resíduos.

Tratamento dos resíduos

O Tratamento de efluentes industrial inclui os procedimentos empregados para o tratamento de águas contaminadas ou derivados originados em serviços comerciais ou industriais, antes de ser solto no ambiente. Normalmente os efluentes tem uma grande elevação na concentração de poluentes normais como poluente tóxico. É o caso dos metais pesados, conjuntos orgânicos voláteis, óleo ou graxa, e demais poluentes, como amônia, que necessitam de tratamento qualificado. Depois de retirados, é feito o transporte de resíduos para a estação de tratamento qualificada, assim dando continuidade ao processo de tratamento.

Sobre nossa empresa

Além do transporte de resíduos, a Desentupidora Laçador é especializada em serviços de desentupimento, controle de pragas, hidrojateamento, entrega de água potável e uma variedade de serviços. Trabalhamos com orçamentos gratuitos, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados, de Norte a Sul do País. Ligue  (51) 3072-7757 e solicite um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *