copo

Existe sistemas de captação e acumulo de resíduos em residências, condomínios, industrias ou comércios como caixa de gordura, fossa séptica e caixa separadora, que servem para que os resíduos brutos do processo sanitário tanto pluvial quanto cloacal e industrial não sejam lançados diretamente na rede pública. Sendo assim indo direto para os mananciais ou corpo hídrico que fazem o abastecimento para as estações de tratamento de água potável e assim seu fornecimento a população.

Atualmente estamos sofrendo em porto alegre com um forte cheiro e gosto da água que chega até nossas casas, no qual vem causando diversos problemas a saúde como irritações nos olhos, dores na barriga, náusea e entre outros. Podemos ver crianças e pessoas indo parar no hospital sem saber a causa do seu mau estar.

Recomendações

Caixas de gordura, fossas sépticas e caixas separadoras em residências e condomínios devem ser sempre limpas no prazo de cada 6 meses a 1 ano. Caso isso não esteja ocorrendo o sistema estaria no seu limite e lançado direto seus resíduos de forma bruta na rede de captação pública.

A limpeza deve ser feita dentro do prazo com caminhões de auto vácuo ou sucção, que são específicos para esta atividade, que deverá ser licenciada pelo órgão ambiental estadual e municipal, por exemplo, no estado do Rio Grande do Sul é a FEPAM. E também solicitar documentações pertinente dos colaboradores que irão executar a tarefa de limpeza e transporte destes resíduos (curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos), o mais importante nesse processo é também o manifesto de transporte de resíduo (MTR) nele você encontrará os campos para os dados do gerador, transportador e destinação final (Estação de tratamento) que também deverá possuir licenciamento ambiental para exercer atividade.

Você atendendo esse processo deverá sempre guardar os documentos como MTR (contendo a licença do transportador e da estação de tratamento), nota fiscal do serviço prestado e comprovante de descarte, caso isso não esteja sendo feito você poderá estar colaborando para essas causas em nossas águas.

Formas inadequadas de prestação de serviço de coleta e transporte de resíduos

Atualmente no mercado de limpeza e transporte de resíduos com fossa séptica, caixas de gordura, limpeza de esgoto, limpeza de pluviais, limpeza industriais, transporte de resíduos químicos existem muitas empresas atuando de forma ilegal ou com documentação incompleta que se leva também a falta de cobrança da legalidade de cada empresa que contrata esses tipos de serviços.

É recomendado efetuar analises de documentação de forma completa para contratação de empresas nestes tipos de serviços, uma empresa que indicamos como referência em prestação de serviço de limpeza de fossa e sucção de resíduos é a Desentupidora Porto Alegre RS, atualmente ela possui todas as documentações pertinente ao órgão estadual e municipal, possui licença da FEPAM e equipes qualificadas e treinadas para estes serviços como o curso de MOPP, além da qualificação técnica a Desentupidora Porto Alegre RS possui um atendimento 24 horas, incluindo domingos e feriados entre em contato e solicite um orçamento imediato e gratuito.

O processo sendo feito de forma irresponsável, ex: coletando dejetos ou qualquer tipo de resíduos químicos de uma fossa que teriam que ser transportados a uma estação de tratamento e descartado corretamente, são jogados em qualquer lugar como boca de lobo, redes pluviais ou redes públicas que ocasionarão a contaminação em nossos mananciais de captação de água ou a céu aberto contaminando o solo e prejudicando nosso lençol freático e poços artesianos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.