Man cleaning the gutter from autumn leaves

Para ficar livre de infiltrações e vazamentos dentro de casa ou na sua empresa, é preciso ficar alerta, a melhor hora para fazer a limpeza de calhas e dos telhados é justamente agora: antes do período mais chuvoso! Mas mesmo que às vezes este serviço pareça simples, para realizá-lo é necessário tomar alguns cuidados para evitar acidentes.

O que são calhas?

Calhas são uma parte importante do sistema de escoamento de uma construção, normalmente no formato de um cano entrecortado ou de uma aba, elas ficam ao longo do telhado para recolher a água que dali escorre, e conduzi-la para a rede pluvial ou algum local onde será aproveitada. Desta forma, as calhas evitam que as paredes recebam esta água e sofram deterioração. Nos telhados, elas também protegem as emendas e complementam a cobertura.

Importância da limpeza

Por estarem na parte externa e expostas a todo tipo de sujeiras e intempéries, as calhas estão sujeitas a vários problemas, sendo o mais comum o entupimento. Quando estão localizadas perto de árvores ou edifícios, é comum serem obstruídas por folhas, bitucas de cigarro e sacos plásticos. Quando a calha entope, a água acumulada pode provocar vazamentos, infiltrações e também se tornar foco de pragas e doenças, como o mosquito da dengue: o Aedes aegypti.

Por isso, é importante realizar a limpeza de calhas regularmente. A frequência mínima para evitar grandes problemas é de uma vez por ano, antes das chuvas da primavera; no entanto, o ideal é realizar limpezas profundas semestralmente, com manutenções regulares de maneira bimestral. O acompanhamento constante previne a maior parte dos problemas e evita prejuízos.

limpeza-de-calha-entupidaLimpando as calhas

Por se tratar de um trabalho feito nas alturas, nem todo mundo está preparado para fazer a limpeza de calhas. É preciso seguir padrões de segurança, usar os equipamentos de proteção individual adequados e é um trabalho que deve sempre ser feito com alguma supervisão.
O ideal é que se contrate uma empresa especializada, mas se ainda assim você quiser fazer o serviço por conta própria, se limite a ficar do lado externo e nunca suba no telhado. Principalmente se as telhas estiverem molhadas, pois elas podem provocar escorregões ou quebrar. É preciso muito treinamento para lidar com este tipo de situação.

Empresa especializada

Caso você opte por contratar profissionais para executar o serviço, a Desentupidora Porto Alegre RS é a melhor escolha. Nossa empresa está há mais de 20 anos no mercado, sempre agindo de maneira íntegra e eficiente. Seguimos todas as normas técnicas e realizamos o serviço com velocidade e qualidade. Contamos com atendimento 24 horas e orçamento gratuito.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.