Faça a limpeza de caixa de gordura a cada seis meses

Faça a limpeza de caixa de gordura a cada seis mesesA caixa de gordura é fundamental para coleta e armazenagem dos resíduos gordurosos provenientes das pias de cozinha e das máquinas de lavar louça. Sua finalidade é evitar que ocorra o entupimento de tubulações, ao direcionar o efluente direto para o sistema de tratamento sanitário. Não é possível descuidar da limpeza de caixa de gordura. Quando o efluente gorduroso não é removido, a gordura acumula e fixa-se no interior da tubulação, por consequência, entupindo o sistema e causando um refluxo do esgoto. A limpeza de caixa de gordura deve ser feita a cada seis meses para evitar que dejetos e resíduos oleosos sejam despejados diretamente na superfície do solo e ocorra uma proliferação de vetores.

A caixa de gordura funciona como o sifão. Possui uma pequena quantidade de água que tem a função de filtrar o líquido gorduroso proveniente da pia. Esse líquido entra pelo tubo da caixa e se junta com a água que lá estava. Como óleo e água não se misturam, a gordura, que fica armazenada em blocos, boia e o líquido restante sai pelo lado oposto da caixa — esse dispositivo possui uma divisória interna com um lado mais largo e outro mais estreito, facilitando o processo de separação da gordura. O bom funcionamento de uma caixa de gordura pode ser prejudicado por maus hábitos. O importante é evitar despejar restos de comida nos ralos ou alimentos junto com óleo. Esses materiais podem ser os grandes vilões das redes hidráulicas.

Diversos problemas podem ocorrer quando a limpeza de caixa de gordura não é feita corretamente. Entre os efeitos estão transbordamentos, entupimentos, lento escoamento da água na pia, mau cheiro que pode se espalhar pelo ambiente, atração de pragas, entre outros. Manter o bom funcionamento, mesmo com a limpeza, pode ser uma tarefa difícil em alguns estabelecimentos, principalmente restaurantes, hotéis, padarias e lanchonetes devido ao grande fluxo de gordura que vai para a caixa.

Mudança de hábitos

Além da limpeza de caixa de gordura, outras medidas são importantes para evitar entupimentos. Fique atento, por exemplo, a local da instalação do dispositivo. A caixa de gordura deve ficar em linha reta com a pia da cozinha, pois é mais fácil de limpar o cano caso haja entupimento. Curvas nas tubulações também favorecem as obstruções. Utilize sistemas de sifão que servem para reter a sujeira, sendo resolvido facilmente qualquer entupimento. Evite também jogar o óleo de cozinha diretamente na pia e deixar restos de comida nos pratos para não correr o risco de descer pelo ralo da pia. E não esqueça: manutenção e limpeza de caixa de gordura deve ser feita a cada seis meses.

Caminhão auto vácuo

O procedimento de limpeza da caixa de gordura é feito por meio de caminhões tipo limpa fossa que possuem bomba de sucção e tanque para acúmulo do efluente. Após a realização desse serviço de limpeza, os dejetos coletados devem ser encaminhados para o local adequado, onde poderão ter o correto descarte e um possível reaproveitamento. Para que este tipo de serviço seja realizado corretamente, é preciso de técnicos bem treinados e equipamentos qualificados. O desentupimento de caixa de gordura, assim como a retirada e armazenamento dos detritos, deve ser feito através de bombas de alta pressão, pois apenas elas são capazes de um resultado satisfatório quanto à rapidez, limpeza e eficiência.

Trabalho profissional

Precisando de um serviço de limpeza de caixa de gordura? Agende uma visita com a Desentupidora Porto Alegre RS, empresa que conta com profissionais competentes, treinados e equipados para realizar a mais diversa gama de serviços relacionada a problemas com encanamento e elementos similares. A empresa também atua no segmento de hidrojateamento, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos. Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana, tanto pequenas residências, como grandes empresas. O orçamento é gratuito. Entre em contato pelo telefone (51) 3012-5310.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.