Como fazer o desentupimento de ralo corretamente

Controle integrado de pragas em hospitais
13/09/2016
Plano de saúde predial inclui serviço de desentupidora de canos
14/09/2016
Mostrar Todos

Como fazer o desentupimento de ralo corretamente

Os ralos são os grandes protetores dos encanamentos, eles funcionam como a primeira defesa, filtrando toda a sujeira grossa e mantendo o bom fluxo das redes. Porém, de tempos em tempos, este fluxo é interrompido e é necessário realizar um desentupimento de ralo. Se você está precisando efetuar esta tarefa, nós podemos te ajudar! Organizamos tudo que você precisa saber sobre ralos e desobstrução!

Tipos de Ralo

O ralo é uma espécie de crivo que protege as tubulações. Ele pode ser encontrado em vários lugares: pias, piscinas, banheiros, quintais… Para realizar o desentupimento de ralo é necessário entender que cada um pede uma forma diferente de desobstrução. Os ralos de quintais, por exemplo, costumam entupir com folhas ou terra; enquanto que os ralos de cozinha, tem na gordura a maior causa de entupimento.

roto-rooter-raloDesentupimento de ralo obstruído por gordura ou matéria orgânica

Se o ralo recebe uma grande quantidade de gordura ou matéria orgânica, é inevitável que o acumulo provoque um entupimento. Isso acontece porque os sedimentos vão endurecendo e bloqueando o fluxo. Por isso, a maneira mais simples de realizar o desentupimento é buscando uma maneira de “amolecer” este entrave.

Das possibilidades existentes, a mais usada é a água quente. Ao seu contato, a gordura derrete e o fluxo é retomado. O efeito é ainda melhor se for misturado detergente ou sabão em pó, já que estes produtos servem como desengordurantes. Mas tome cuidado, a água deve estar quente, mas não fervendo. Pois caso contrário, pode danificar os canos de PVC. O ideal é que a água para o desentupimento de ralo esteja entre 70-80°C.
Outra opção é o uso de refrigerante cola, já que eles têm uma grande concentração de ácido, que corrói a gordura.

Se nenhuma destas alternativas funcionarem, existe uma solução química com ingredientes caseiros que resolve a maior parte dos problemas de entupimento de ralo por gordura. Basta jogar cerca de 300 gramas de bicarbonatos de sódio pelo ralo e após uns cinco minutos, despejar lentamente 200 ml de vinagre. Isto provoca uma reação que limpa a maior parte da gordura. Esta solução pode inclusive ser usada esporadicamente de maneira preventiva.

Desentupimento de ralo obstruído por objeto

Se o que estiver entupindo o ralo for um objeto, de nada adianta as dicas acima. Neste caso, uma opção é usar um arame com um gancho na ponta para tentar recuperar o objeto. Mas atenção, faça isso por sua conta e risco, pois o arame se não usado corretamente pode provocar furos em canos de PVC.

Desentupimento de ralo obstruído por areia ou sujeira

Em banheiros de locais com praias ou quintais de terra batida, os ralos costumam entupir de maneira mais severa. Nestes casos, arames ou desengordurantes não fazem nenhum efeito. Mas você pode tentar as seguintes alternativas, que simulam equipamentos profissionais, porém, com menor eficiência.

É possível inserir uma mangueira pelo ralo e ligar a água com no máximo. O procedimento é similar ao usado no hidrojateamento, que é possivelmente a maneira mais precisa de desentupimento de ralo, no entanto, a rede de água domestica não tem a pressão necessária para desentupimentos profundos. Ainda assim, é possível resolver os casos mais simples.

Outra possibilidade é o uso de um aspirador de pó e água. Mas certifique-se que não seja apenas de pó, ou poderá danificar o seu aparelho. Este procedimento é parecido com o auto vácuo, mas, novamente, sem o mesmo sucesso. Coloque o aspirador pelo ralo até o ponto que o cano faz um U, este local costuma acumular areia e sujeira, e o equipamento pode sugar os resíduos. No entanto, se o ponto de entupimento for mais distante, não será possível realizar a limpeza.

Desentupimento profissional

desentupir-o-esgotoSe nenhumas das dicas anteriores funcionarem ou se você deseja um serviço de maior qualidade, a melhor opção é chamar uma desentupidora profissional. Eles contam com profissionais que conseguem fazer a análise de toda a rede, encontrando rapidamente a causa dos problemas. Além disso, os equipamentos profissionais resolvem os entupimentos de maneira decisiva.
Os caminhões de hidrojateamento e auto vácuo conseguem deixar a parte interna dos canos como nova. Maquinas no sistema roto rooter, como a K-50, conseguem retirar objeto, raízes ou materiais orgânicos. E mais uma gama de equipamentos designados para cada tipo específico de desentupimento de ralo.

A Desentupidora em Porto Alegre Laçador

Nossa empresa está há mais de 20 anos realizando desentupimento de ralo. Contamos com profissionais de primeira linha, que possuem conhecimento técnico e experiência para sanar todos os problemas. Estamos sempre atualizando nossa frota e equipamentos para garantir que o desentupimento será feito da maneira mais eficiente possível.
Oferecemos serviços de desentupimento de ralo em todo o estado, então, se você procura por desentupimento de ralo em Porto Alegre, desentupimento de ralo na região metropolitana ou em qualquer outra cidade do estado, entre em contato! Temos um plantão de atendimento 24 horas e orçamento gratuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *