calha-entupida
Muitas pessoas não têm o costume de fazer as devidas manutenções nas calhas para mantê-las sempre com um bom escoamento da água. Isso é um verdadeiro problema, pois pode ser tarde demais quando ela começar a apresentar problemas. O desentupimento de calha é necessário quando há um acúmulo de sujeira, como folhas e galhos, que passam a impedir que a água escoe corretamente. E aí os problemas começam: danos na pintura, transbordamento que causa infiltrações, goteiras e até um problema estrutural mais grave, já que água parada é pesada. Em tempos de dengue, calha suja também pode ser um criadouro de mosquitos.

Quanto mais cedo for feito o desentupimento de calha, menores as chances de ocorrer infiltrações e vazamentos em casas e apartamentos. Além disso, a manutenção periódica pode detectar o problema antes que este assuma maiores dimensões. A inspeção, limpeza e reparo das calhas e condutores deve ser mensal. Mas, quem limpa a calha? Existem profissionais e empresas especializadas neste serviço. O desentupimento de calha demanda equipamentos de proteção individual adequados e requer uma série de procedimentos de segurança.

calha-entupidNa reforma

A necessidade constante de desentupimento de calha pode ser evitada quando se tomam cuidados durante a execução da construção ou da reforma. As calhas devem ser dimensionadas de acordo com a área e a inclinação do telhado. Em construções próximas de árvores, é importante instalar grelhas protetoras, e a fixação das calhas deve ser feita com produtos de qualidade. Limpeza e manutenção devem ser constantes, principalmente após fortes chuvas e ventanias.

Responsabilidade do condomínio

Em casos em que a infiltração for causada por problemas numa área privada do condomínio, ocasionando danos na própria unidade ou em unidades de terceiros, a responsabilidade é do proprietário do apartamento de onde ela se propaga. Porém, se o surgimento da infiltração partir de áreas comuns, como telhados, calhas, reservatórios ou sistemas hidráulicos que servem toda a edificação, a responsabilidade será do condomínio. Contudo, há outra situação em que a responsabilidade passa a ser do síndico. Isso ocorre quando ele não cumpre com o seu dever e age com omissão, por exemplo, não levando o assunto do desentupimento de calha para ser debatido e aprovado em Assembleia e o serviço não ser feito.

Sobre nossa empresa

A Desentupidora Porto Alegre – RS trabalha há mais de 15 anos no mercado, com diversos tipos de serviços de desentupimentos, hidrojateamentos, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos. Nossa empresa exerce seus serviços com o orçamento completamente gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entre em contato com a empresa pelo fone (51) 3937-0633.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.