desentupidora porto alegre rs

desentupidora porto alegre rsDescartar no ralo da pia o óleo usado para fritar pastéis, batatas e outros alimentos é altamente prejudicial ao meio ambiente e causa sérios problemas de entupimentos nas tubulações. A decomposição do óleo de cozinha usado emite na atmosfera metano, um dos principais gases causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. Além disso, ao atingir o solo, o produto contribui para sua impermeabilização, dificultando a absorção da água de chuva e propiciando enchentes. O ideal é reciclá-lo, por isso a Desentupidora Porto Alegre RS reuniu algumas ideias de como reaproveitar o óleo de cozinha usado.

A equipe da Desentupidora Porto Alegre RS se depara diariamente com casos de obstrução em pias e caixas de gordura causadas pelo descarte inadequado do óleo usado em frituras. Mas o que fazer com o óleo de cozinha usado? Nossa primeira recomendação é realizar a coleta seletiva desse óleo, colocando-o em garrafas PET e destinando-as à reciclagem. Esse trabalho pode ser pode ser feito por você mesmo ou encaminhado a postos de coleta, que destinará o óleo a associações e empresas que farão a sua reciclagem. A partir daí ele pode ter várias destinações, como produção de resina para tintas, aditivo de ração para animais, sabão, detergente, glicerina e biodiesel.

Existem receitas simples e rápidas que permitem reutilizar o óleo de fritura de forma caseira e criativa, produzindo algo útil para o seu dia-a-dia.

Vela de óleo de cozinha usado

Além de funcionarem como um objeto de decoração, as velas podem ser úteis para aromatizar o ambiente. Você vai precisar de:
Um recipiente ou jarra;
Óleo de cozinha usado;
Arame;
Pavio;
2 gotas do óleo essencial de sua preferência.
A primeira coisa a fazer é filtrar o óleo de cozinha usando um pano, descartando todos os resíduos. Faça uma base enrolando o arame no centro do recipiente, para que ele possa segurar o pavio. Com o arame no centro e o pavio posicionado no alto dele, despeje o óleo de cozinha usado, com cuidado para não encher tudo, pois o final do pavio deve ficar sobre o óleo. A vela já está pronta. Agora é só adicionar as gotas do óleo essencial de sua preferência para obter um aroma mais agradável.

Sabão caseiro

Materiais: 5 litros de óleo de cozinha usado, 2 litros de água, 200 mililitros de amaciante, 1 quilo de soda cáustica em escama.
Preparo: coloque cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde e acrescente a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda e depois adicione o óleo e mexa. Em seguida, adicione o amaciante e mexa novamente. Jogue a mistura numa fôrma e espere secar. Corte o sabão em barras.

Na fabricação do sabão, como destaca nossa equipe da Desentupidora Porto Alegre RS, há uma preocupação sobre o uso da soda cáustica, pois ela é muito corrosiva e teme-se que ela possa ser prejudicial. Fique tranquilo. Após a reação de saponificação com os óleos, ela perde a alcalinidade, já que os álcalis reagem com os óleos e se transformam no sabão. Mas não esqueça de sempre usar luvas, óculos e uma máscara de proteção.

Fale conosco

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog da Desentupidora Porto Alegre RS. Sempre trazemos dicas e esclarecemos suas dúvidas sobre os serviços que executamos, como hidrojateamento, controle de pragas, transporte de resíduos, limpeza de fossa, limpeza de caixa d’água e, claro, desentupimentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.