Como limpar a caixa de gordura: monte um cronograma de manutenção

Como limpar a caixa de gordura: monte um cronograma de manutençãoA caixa de gordura é fundamental para o bom funcionamento do sistema de esgoto do imóvel. Localizada próxima à cozinha, é um reservatório que acumula gordura e detritos (resíduo de substâncias, restos) que vêm das pias e ralos. Com o tempo, a gordura e os detritos se acumulam formando uma massa que causa mau cheiro e entope a saída de esgoto da casa. Nos comércios com venda de alimentos, como restaurantes, padarias, lanchonetes e hotéis onde o fluxo de gorduras é mais alto, devido suas atividades comerciais, a preocupação deve ser ainda maior. Para evitar transtornos futuros, como transbordamento e mau cheiro, é importante saber quando e como limpar a caixa da gordura.

Se você pesquisar como limpar a caixa de gordura na internet certamente encontrará vídeos e textos ensinando diferentes técnicas. Alguns indicam, por exemplo, despejar água fervendo na caixa de gordura para desfazer a gordura solidificada no topo da caixa. Não faça isso. Assim que a gordura se liquefaz, ela entra na tubulação do esgoto e pode endurecer com o frio lá, causando entupimentos. Não coloque produtos químicos, água sanitária, aditivos ou limpeza de drenagem em uma armadilha. Além de serem um risco para sua saúde, eles destroem bactérias benéficas para o ambiente e para sua caixa de gordura. Não caia no conto dos produtos de autolimpeza da caixa de gordura. Eles podem entupir sua rede de esgoto e causar uma boa dor de cabeça.

Como limpar caixa de gordura da sua casa

Você também pode fazer a limpeza manual. Primeiramente, coloque uma luva resistente, abra a tampa da caixa e retire com uma pá os dejetos. A crosta de gordura deve ser descartada no lixo orgânico ou doada para empresas que reciclam. Tampa, laterais e defletores da caixa de gordura devem ser limpos com raspadores, prestando atenção especial nos tubos de entrada e saída da caixa de gordura. Uma empresa de limpeza de caixa de gordura é recomendada, principalmente para esta etapa ou se você não limpa sua caixa de gordura há muito tempo. Quando notar que só sobrou líquido dentro da caixa, a limpeza está concluída!

Prevenção

Agora que você já sabe como limpar a caixa de gordura, aprenda a prevenir entupimentos nesse dispositivo. Monte um cronograma de manutenção regular – de 6 em 6 meses é uma boa frequência para casas, de 3 em 3 meses para apartamentos, 1 vez por mês para bares e restaurantes de pequeno porte, e 1 vez por semana para bares e restaurantes que tenham um uso muito frequente de óleos e gorduras. Alimentos sólidos devem ser removidos de pratos e outros utensílios antes de irem para a lavagem. Registre cada limpeza para manter um bom calendário, organizando corretamente a frequência.

Desentupidora Porto Alegre RS

Se você verificar que a caixa de gordura está entupida, o melhor a fazer é chamar uma empresa desentupidora profissional. As obstruções muitas vezes são profundas, trazendo a necessidade do uso equipamento específico e conhecimento técnico para solucionar o problema através da sucção de resíduos e limpeza de tubulações. A Desentupidora Porto Alegre RS conta com profissionais capacitados e equipamentos de ponta. Realizamos desentupimento de caixa de gordura com o mínimo de sujeira e o máximo de eficiência. O atendimento é 24 horas e o orçamento é gratuito. Ligue para (51) 3012-5310 e agende uma visita.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.