O melhor método para manter um controle de pragas eficiente é sempre estar atento às práticas e cuidados necessários para evitar a infestação. Isso vale para o seu jardim, sua casa ou estabelecimento comercial. O que importa é adotar medidas simples de controle de pragas, mas que evitam a presença de insetos e outras pragas urbanas. Por isso, vamos apresentar os quatro principais fatores que propiciam a proliferação de pragas urbanas.
Água acumulada
Um dos cuidados que devemos ter é com o acúmulo de água, pois pode ser o cenário perfeito para o surgimento de, por exemplo, mosquitos como o Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e febre amarela. Deixar uma quantidade de líquido parado, principalmente em ambientes abertos, favorece os insetos no desenvolvimento de larvas. Essa situação pode também acabar fornecendo água para outras pragas, como ratos, pombos e morcegos.
Fique de olho – Água da chuva acumulada é muito recorrente, por exemplo, no pátio e no jardim. Muitas vezes, objetos como potes, pneus, garrafas e vasos acabam acumulando água da chuva sem que percebamos. Outro local favorável é a calha. Faça a remoção das folhas que estejam impedindo o escoamento, por exemplo.
Alimento em abundância
Donos de bares, restaurantes e demais estabelecimentos do ramo alimentício devem ter atenção dobrada a esse item. Os restos de alimentos e embalagens descartados de forma incorreta podem facilmente atrair ratos, baratas, moscas e outras pragas em grandes proporções.
Fique de olho – o foco deve estar no manejo e descarte correto dos resíduos. A recomendação é sempre manter a limpeza do local, para evitar o acúmulo de detritos, e também a remoção diária do lixo, em sacos fechados dentro da lata. Fique de olho também nas caixas de gordura, ambientes muito propícios a pragas e que devem ser limpas a cada 15 dias ou 3 meses (dependendo do ritmo de sua cozinha) e estar sempre bem tampadas.
Abrigo para reprodução
Locais como gavetas, armários e também espaços entre aparelhos domésticos e a parede podem servir de abrigo para pragas urbanas. Escorpiões, baratas e ratos podem encontrar nesses locais escuros um espaço perfeito para viver e até mesmo reproduzir. Sem contar o grande risco que os móveis de madeira correm com a infestação de cupins.
Fique de olho – O essencial para o controle de pragas é manter limpos, arejados e monitorados todos os ambientes. Foque principalmente nos armários, verificando gavetas utilizadas com pouca frequência. O mesmo cuidado vale para os espaçamentos deixados pelos móveis de todos os cômodos. Saiba que o acúmulo de embalagens de plástico, papelão ou madeira também pode favorecer o surgimento das pragas. Tenha cuidado com calçados fechados que estão há muito tempo guardados.
Acesso fácil
Por último, trate de dar atenção às vias de acesso que podem servir para as pragas. Buracos, aberturas, orifícios e frestas nas paredes podem ser locais perigosos. O certo é lidar com esses problemas o quanto antes, para não criar a casa perfeita para as pragas.
Fica de olho – tão importante quanto ajustar portas e janelas aos batentes, é estar atento à espaçamentos em telhados, calhas, exaustores, entre outros. Tampas da rede de esgoto também devem estar sempre ajustadas. As pragas urbanas também podem encontrar acesso para se abrigar, como, por exemplo em ralos, interruptores de luz ou saídas de telefone.
Peça ajuda especializada
Para efetuar o controle de pragas, você deve contatar uma empresa especializada para realizá-lo. Não tente combatê-las com produtos químicos por conta própria, pois pode ser prejudicial a sua saúde. Deixe que o especialista resolva a situação e peça auxílio para identificar os possíveis pontos que podem favorecer a proliferação de pragas em sua casa ou estabelecimento. O melhor método é sempre estar prevenido.
Conte com a Desentupidora Porto Alegre RS
Entre em contato com a Desentupidora Porto Alegre RS para esclarecer qualquer dúvida e aproveite para conhecer todos os nossos serviços. Nosso atendimento é 24 horas e nosso orçamento é gratuito.
No responses yet