Problemas estruturais comprometem o abastecimento de água para consumo humano, entre os quais, os recursos hídricos que não conseguem acumular e manter água suficiente para suprir a necessidade de abastecimento da população durante todo o ano. A distribuição e venda água potável através de caminhão pipa acaba sendo uma alternativa para o abastecimento em situações de escassez de água. Infelizmente, em alguns locais ela assume um caráter permanente, sendo a única forma de sobrevivência da população residente.

Os responsáveis pelo transporte e venda de água potável devem obedecer a regras higiênico-sanitárias para garantir mais segurança no consumo e qualidade do produto no país. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da Resolução RDC nº 06, 11 de dezembro de 2002 que dispõe sobre o Regulamento Técnico para transporte, distribuição, armazenamento e comércio de Água Mineral, Água Natural, Água Potável de Mesa e Água Purificada Adicionada de Sais, todos os responsáveis deverão seguir os procedimentos citados nesta resolução para garantir o padrão de qualidade da água.

Orientações básicas para o transporte e venda de água potável através de carro-pipa e similares

As empresas juridicamente constituídas e as pessoas físicas transportadoras de água através de carro-pipa e similares, deverão adotar as seguintes medidas para habilitação:

Cadastro: deverão estar cadastradas no Serviço de Vigilância Sanitária Municipal.

Licença Sanitária: o motorista do veículo deverá estar de posse da cópia atualizada da Licença Sanitária expedida pelo Serviço de Vigilância Sanitária Municipal.

Veículo de uso exclusivo: o veículo utilizado para o fornecimento de água potável deverá ter uso exclusivo para este fim.

Características dos veículos usados para transporte e venda de água potável

— Ser estanque: sem perfurações e vazamentos.
— Ausência de amassados, ferrugens.
— Pintura em cores claras, preferencialmente na cor branca;
— Abertura para enchimento dotada de tampa com borracha de vedação e presilha de fechamento;
— Torneira para saída de água do tanque com vedação que impeça a entrada de insetos, roedores etc.;
— Acesso destinado ao descarte de água resultante da lavagem e da desinfecção de rotina, dotado de vedação e fechamento;
— Apresentar de forma visível, a inscrição “Água Potável”, (letreiro deverá ser pintado na cor de preferência da Empresa);
— Identificação do veículo com o nome e endereço da empresa e a capacidade de armazenamento do tanque.

Em relação às partes internas do tanque utilizado no transporte e venda de água potável, as superfícies deverão ser lisas e impermeáveis, com revestimento ou tratamento antioxidante e anticorrosivo, protegendo as superfícies metálicas contra a ação de produtos químicos usados na desinfecção de rotina, evitando que partículas de ferrugem ou metal precipitem para a água alterando sua qualidade de potabilidade.

Conheça nosso serviço de venda de água potável com caminhão pipa

A Desentupidora Porto Alegre RS é uma empresa de transporte e venda de água potável que há mais de 15 anos garante qualidade, comodidade e excelente custo benefício a seus clientes. Nossos veículos são construídos em aço inoxidável, e utilizam mangueiras atóxicas com registro para uso com água potável.

A Desentupidora Porto Alegre RS não economiza esforços para assegurar aos nossos clientes todas as garantias de que vão adquirir um produto da mais alta qualidade. Nosso serviço de venda de água potável atende indústrias, comércios, obras, hotéis, hospitais, condomínios, shoppings, piscinas e outros. Atendimento imediato, 24 horas, todos os dias, inclusive domingos e feriados. Entre em contato com nosso plantão permanente de atendimento e solicite um orçamento.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.