Os morcegos urbanos, da espécie Tadarida brasiliensis, são comuns em áreas urbanas durante a primavera e o verão. Único mamífero voador, ele procura abrigos que atendam às necessidades de temperatura, umidade, luminosidade e condições para criação dos filhotes. Caracteristicamente, os morcegos alojam-se em diversas estruturas, como copas de árvores e palmeiras, e edificações (telhados, juntas de dilatação de prédios, porões, sótãos, cumeeiras sem vedação). Se você encontrou algum deles morando no forro, em fendas de paredes, ou outros locais de sua casa, é preciso implementar um programa de controle de morcegos. Esse procedimento deve obedecer a critérios, não podendo ser mortos ou feridos, pois se trata de espécies nativas protegidas pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605.
O primeiro passo é identificar o local por onde os morcegos entram e saem. Faça isso ao pôr do sol, horário em que costumam sair do seu descanso diurno. A etapa seguinte é colocar tela, ou rede plástica, sobre a abertura e vede todos os lados da tela, exceto a parte de baixo, de tal forma que os morcegos possam sair, mas não entrar de volta. Deixe a tela com essa abertura pelo menos por uma semana, até que todos tenham ido embora. O último passo no controle de morcegos é fechar a abertura, para que eles não passem mais por ela. Mas antes tenha certeza de que não existem filhotes dentro. Peça orientação a um especialista sobre a época de procriação dos morcegos e o período mais seguro para evitar a possibilidade de existência de filhotes.
O controle de morcegos também inclui cuidados com as edificações. Verifique o telhado com frequência, fixando telhas soltas e vedando com tela de nylon as aberturas existentes. Uma solução que resolve em vários dos casos é o uso de telhas transparentes em parte do telhado. Na grande maioria dos casos, podemos evitar os morcegos mantendo a luz acessa ou ligando um rádio por alguns dias consecutivos. Isso porque eles evitam lugares iluminados ou com ruídos.
Curiosidades
– As espécies que se refugiam em telhados são espécies insetívoras. São, portanto, espécies inofensivas e extremamente relevantes pelo controle de insetos que realizam. Um morcego de apenas 4 gramas pode ingerir 200 insetos em uma única noite.
– Existem no mundo todo mais de mil espécies diferentes de morcegos com atividades e estilos de vida bem específicos. Destas, apenas três são hematófagas (se alimentam de sangue de animais).
– Morcegos são responsáveis pela formação de florestas, pois ao ingerir frutos eles espalham sementes para um local distante, proporcionando o nascimento de uma nova árvore. Há inúmeras espécies de plantas que dependem exclusivamente do morcego para espalhar suas sementes.
– A maior colônia natural de morcegos se encontra na caverna de Bracken Bat, no Texas (EUA), e abriga 20 milhões de morcegos. Durante uma única noite, a colônia inteira pode chegar a consumir 200 toneladas de insetos.
A Desentupidora Porto Alegre – RS oferece diferentes soluções para controle de morcegos e outras pragas urbanas. Sua equipe analisa o ambiente para determinar a melhor metodologia a ser aplicada e os melhores produtos disponíveis e autorizados pelo Ministério da Saúde. O procedimento padrão não coloca sua família nem colaboradores em risco. Entre em contato com nosso plantão permanente pelo fone (51) 3012-5310 e solicite seu orçamento gratuito.
No responses yet