Carrapatos podem acabar com o seu sossego e com a paz do seu cachorro. Além do seu pet poder sentir muita coceira, ele também estará vulnerável a outras doenças que podem surgir depois da hospedagem desses ácaros. O Rhipicephalus sanguineus, mais conhecido como carrapato vermelho do cão, se alimenta do sangue dos animais e surgem com o aumento das temperaturas, normalmente do início da primavera até o final do verão. Eles são encontrados em áreas urbanas e também em parques. Um carrapato fêmea põe em média de 200 a três mil ovos por dia. Se existem cinco carrapatos no cão, por exemplo, é possível que tenham 95 no ambiente onde o animal vive (5% e 95% do total). Gatos têm menos chances de pegar carrapatos, pois se lambem muito e esses parasitas não conseguem grudar na pele deles com facilidade. Humanos, no entanto, são vulneráveis a carrapatos. Então, mesmo que o seu pet não tenha, fique atento e adote medidas de prevenção e controle de pragas.
É importante ressaltar que o carrapato vermelho do cão sobe paredes. Dessa forma, morar em um prédio não excluirá o cão nem sua casa de ser atacado. Não adiantará adotar medidas de controle de pragas somente no terreno, eles se escondem em muros, paredes e em vãos de madeira. O lugar que carrapatos menos frequentam é o chão. Programas de controle de pragas indicam a dedetização total do ambiente, sem o animal no local por cerca de 24 horas. Quem tem grama, deve dedetizar uma vez por mês o ambiente, e sempre manter limpo pois pode virar um ninho de carrapatos e de pulgas.
A dedetização deve ser realizada por uma empresa especializada em controle de pragas. Entre os itens fundamentais para o sucesso da desinfestação estão a escolha adequada do produto e da dosagem a ser utilizada no ambiente; o tratamento combinado do ambiente e do animal de estimação e aspiração de todo o ambiente para remoção dos ovos. Somente profissionais especializados em controle de pragas poderão analisar e identificar as necessidades de reaplicação dos produtos no ambiente e no animal.
Como remover carrapatos
Os carrapatos podem transmitir germes infecciosos, víricos e bacterianos, protozoários e neurotoxinas que produzem doenças graves. As conseqüências variam desde simples infecções locais a sintomas muito graves que, se não forem tratadas a tempo, podem causar a morte do animal. Ao primeiro sinal da presença de carrapatos contate uma empresa de controle de pragas para analisar o ambiente em que seu pet vive. E preste atenção nos cuidados que devem ser tomados na hora de retirar o carrapato de seu cachorro:
– Utilize uma pinça sem corte ou luvas descartáveis.
– Não é indicado matá-los, principalmente as fêmeas. O mais correto é colocar no álcool até que morram ou jogar no vaso sanitário.
– Os carrapatos fêmeas (parasitas maiores), quando mortas, podem estar com ovos e, quando esmagadas, podem espalhar os ovinhos no ambiente.
Sobre nossa empresa
Preocupada com a saúde e bem-estar de sua família e pets, a Desentupidora Porto Alegre RS investe em conhecimento técnico de alta qualidade, o que faz com que seus colaboradores tenham maior know-how, e obtenham os melhores resultados no controle de pragas. A empresa exerce seus serviços com o orçamento completamente gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entre em contato pelo fone (51) 3937-0633.
No responses yet